Imagem Vetorial (Conceito, Definição, Significado, O que é)

O que é uma Imagem Vetorial: Em computação gráfica, uma Imagem Vetorial (ou Desenho Vetorial) consiste numa imagem criada a partir da utilização de …

O que é uma Imagem Vetorial

Em computação gráfica, uma Imagem Vetorial (ou Desenho Vetorial) consiste numa imagem criada a partir da utilização de primitivas geométricas (como pontos, linhas e formas) baseadas em expressões matemáticas vetoriais – os designados vetores. Estes vetores (ou caminhos) conduzem através deImagem Vetorial locais designados por nós ou pontos de controlo, cada um dos quais, por sua vez, possui uma posição definida nos eixos x e y do plano de trabalho. A cada um dos caminhos pode ser atribuída uma cor de traço, espessura e preenchimento. Pelo facto de cada objeto desenhado ser definido pelos seus atributos, o ‘espaço’ ocupado na memória do computador é significativamente baixo. Por exemplo, a imagem de um círculo com 1 cm de raio, com contorno preto e preenchimento vermelho, pode ser com os seguintes atributos: Forma: ‘círculo’; raio: ‘um centímetro’; contorno: ‘preto’; preenchimento: ‘vermelho’, atributos estes que podem reproduzidos por qualquer computador.

Este formato de imagem distingue-se do formato de Imagem Bitmap (Raster), no qual as imagens são divididas em pequenos quadradinhos, cada um, com sua cor (os designados pixeis). Este é o formato utilizado nas imagens digitalizadas (por exemplo fotografias digitais), pois dificilmente seria possível conseguir a mesma precisão e detalhe com uma imagem vetorial. Apresenta, contudo duas grandes vantagens relativamente às imagens vetoriais: o espaço ocupado na memória do computador é significativamente maior e acontece uma perda de qualidade quando se amplia a imagem.

36 Visualizações 1 Total
36 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.