Hardware

Conceito de Hardware

Hardware, termo técnico inglês, é o conjunto de dispositivos físicos de um computador. Ou seja, todos os elementos palpáveis que constituem e fazem funcionar um sistema informático. Os mais importantes para um computador são a placa-mãe (Motherboard), o processador, a placa gráfica, entre outros.

O hardware tem três tipos de dispositivos de comunicação entre a máquina e o utilizador:

– Dispositivos de entrada (Input)

Os periféricos de entrada vão permitir ao utilizador comunicar com a máquina, isto é, fornecer as instruções necessárias para a execução de determinada tarefa. O rato, o teclado, o joystick, o scanner, as câmaras digitais, dispositivos de leitura ótica, ecrãs Touch são exemplos deste tipo de periféricos.

– Dispositivos de saída (Output)

Os periféricos de saída vão permitir a transferência de informação que foi processada pelo CPU (Central Process Unit – Unidade Central de Processamento) para o exterior. Os dispositivos mais conhecidos são a impressora, o monitor, as colunas, os auscultadores, os projetores de vídeo, plotters, entre outros.

– Dispositivos de entrada e saída (Input/Output)

Os periféricos de entrada/saída são aqueles que tanto permitem efetuar a entrada, assim como a saída de dados. Exemplos deste tipo de periféricos: leitores de CD/DVD, disco rígido, placas de som, placas de captura e exibição de vídeo, placas de rede, modems, entre outros.

1386 Visualizações 2 Total
1386 Visualizações

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo