Feed

Noção, funcionamento, formatos e importância de um feed

feed

Feed é uma forma de acompanhar as novidades de vários sites e blogs, juntando todos num só lugar.

 

Genericamente, feed (do verbo inglês feed que significa alimentar) é um formato de dados usado em formas de comunicação com conteúdo atualizado frequentemente, como sites e blogs.

 

Como funciona um feed?

Distribuidores de informação, particulares ou empresariais e/ou canais de notícias disponibilizam um feed no formato de link, no qual os utilizadores se podem inscrever.

Os serviços que possibilitam aos utilizadores assinarem diferentes feeds chamam-se agregadores e são programas capazes de reunir as informações dos diferentes feeds escolhidos pelo utilizador e que se ligam periodicamente ou sob o comando da pessoa, para verificar a existência de novas atualizações. São vários os sites que hoje em dia propõem este mesmo serviço e inscrevem o utilizador num feed o que significa que incluem o link do feed na sua lista de assinaturas do agregador.

Bons agregadores podem inclusive organizar a informação a ser lida de maneira personalizada, reuni-las ou classificá-las segundo especificações do internauta.

De ressalvar que para assinar um feed ou cancelar a assinatura, basta retirar o link para o feed, nem sequer é necessário enviar um email a cancelar para o distribuidor de informação.

 

Quais os principais formatos de dado possíveis de serem comunicados por feeds?

 

  • Arquivos de texto
  • Arquivos de áudio
  • Podcast
  • Vídeos

 

O que são arquivos feed?

Arquivos feed são listas de atualização de conteúdo de um determinado site, escritas com especificações baseadas em XML.

Atualmente há três principais especificações para a criação de arquivos feed:

 

  • RSS 1.0 – RDF Site Summary 1.0 (RSS-DEV)
  • RSS 2.0 – Really Simple Syndication 2.0 (Userland)
  • Atom (IETF)

 

O que é RSS?

Rich Site Sumary (RSS 1.0) ou Really Simple Syndication (RSS 2.0) são os formatos de distribuição mais utilizados atualmente, embora existam outros protocolos como o Atom (combinação dos modelos anteriores).

Os programas conhecidos como RSS são uma espécie de leitores de feed de notícias ou agregadores de notícias, pois permitem aos internautas a inscrição em sites específicos que disponibilizam estes programas, para receberem notícias consoante são atualizadas.

Em suma, tendo um feed RSS o utilizador beneficia de todas as notícias dos sites e blogs do seu interesse agregadas no seu feed (ou canal RSS).

O programa de feed RSS gera um arquivo onde aparecem aos leitores as informações da página (notícias de um site ou publicações de um blog) como o título, o endereço da página ou notícia, descrição da notícia ou publicação, data, autor e outras informações relevantes.

 

Qual a importância de um feed para um utilizador da Internet?

Hoje em dia, um utilizador usa a Internet como meio de comunicação, porque na web a quantidade de informação disponível é vasta e diversificada. Na verdade, é possível encontrar sites especializados em qualquer tipo de conteúdo. Assim, como é que um internauta vai escolher o que deseja consumir? Ora, para lhe facilitar a escolha, existem os feeds. Estas ferramentas permitem que o utilizador deixe de percorrer os sites constantemente para descobrir quando eles vão atualizar um conteúdo específico. Os feeds fazem isso, ou seja, vão até aos endereços eletrónicos ou URLs que ele prefere e trazem até à sua área de trabalho o texto, vídeo ou música que tanto procuravam. Por outras palavras, os feeds são usados para que um utilizador da Internet possa acompanhar os novos artigos e conteúdos de um site ou blog sem que o precise de visitar. Sempre que um novo conteúdo for publicado, o assinante do feed poderá lê-lo através do seu agregador.

 

Como usar os feeds?

Para desfrutar das facilidades dos feeds, basta possuir um agregador de feeds e são várias as opções disponíveis: pode-se escolher entre aplicativos instalados no PC ou leitores online que interagem diretamente com o navegador ou browser do utilizador. Algumas das principais alternativas são o Google Reader, NewsBlur e outros widgets e até sites que mostram tudo diretamente na área de trabalho da pessoa em causa, bastando clicar nos ícones para atualizar os dados.

141 Visualizações 2 Total
141 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.