Dial-up

O termo Dial-up designa um tipo de ligação a uma rede informática que usa a rede telefónica pública

O termo Dial-up designa um tipo de ligação a uma rede informática que usa a rede telefónica pública em vez de um outro tipo de ligação privada e/ou permanente, como o cabo ou o ADSL. Trata-se de um tipo de ligação muito comum para o acesso doméstico à Internet através de linhas analógicas, em que a conexão é feita ligando o número de telefone do fornecedor de acesso para estabelecer a comunicação entre os dois modems.

Dial-up refere-se a uma ligação à Internet que é estabelecida através de um modem. O modem conecta o computador ás linhas de telefone padrão, que servem como meio de transferência de dados. Quando um utilizador inicia uma conexão dial-up, o modem marca um número de telefone de um Internet Service Provider (ISP) que é designado para receber chamadas dial-up. O ISP, em seguida, estabelece a conexão, o que normalmente leva cerca de dez segundos e é acompanhada por vários apitos e sons de zumbido.

Depois da conexão dial-up ter sido estabelecida, ela fica ativa até que o utilizador desconecte-se do ISP. Normalmente, isso é feito ao selecionar a opção disconnect ou desligar usando o software do ISP ou um programa do próprio modem. No entanto, se uma conexão dial-up for interrompida por uma chamada telefónica ou alguém a pegar num telefone na casa, o serviço também pode ser desconectado.

Nos primeiros anos da Internet , especialmente na década de 1990, uma conexão dial-up era a forma padrão para se conectar à Internet. As empresas como a AOL, Prodigy e Earthlink ofereciam um serviço de dial-up em todos os Estados Unidos da América, enquanto várias empresas menores ofereciam conexões de Internet dial-up locais. No entanto, devido à baixa velocidade (um máximo de 56 Kbps), e o incómodo de estar constantemente a desconectar e a reconectar com o ISP, o serviço dial-up foi finalmente substituído por conexões DSL e cabo. Ambos DSL e cabo, conhecidas como conexões de banda larga, oferecem velocidades que são mais de 100 vezes mais rápidas do que o dial-up e fornece uma conexão sempre ligada. Embora não tenhamos que ouvir os sinais sonoros e ruídos dos modems mais antigos, é certamente melhor um download de dados ser feito numa fração de tempo.

1385 Visualizações 1 Total
1385 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.