DHCP (Dynamic Host Configuration Protocol)

O termo DHCP (Dynamic Host Configuration Protocol) designa um protocolo que fornece atribuição e gerenciamento de endereço dinâmico e estático.

O termo DHCP (sigla da expressão inglesa Dynamic Host Configuration Protocol) designa um protocolo para configuração TCP/IP automática que fornece atribuição e gerenciamento de endereço dinâmico e estático.

O DHCP é um protocolo que atribui automaticamente um único endereço IP (Internet Protocol ou Protocolo de internet) a cada dispositivo que se conecte a uma rede. Com o DHCP, não há necessidade de atribuir manualmente endereços IP para novos dispositivos. Portanto, não é necessária nenhuma configuração do utilizador para se conectar a uma rede baseada em DHCP. Devido à sua facilidade de uso e de um apoio generalizado, o DHCP é o protocolo padrão usado pela maioria dos routers e equipamentos de rede.

Quando se conecta a uma rede, o dispositivo é considerado um cliente e o router é o servidor. Para se conectar com êxito a uma rede via DHCP, as seguintes etapas devem ocorrer:

  1. Quando um cliente detecta que se conectou a um servidor DHCP, ele envia uma solicitação DHCPDISCOVER.
  2. O router ou recebe o pedido ou redireciona para o servidor DHCP apropriado.
  3. Se o servidor aceita o novo dispositivo, ele irá enviar uma mensagem DHCPOFFER para o cliente, que contém o endereço MAC (Media Access Control) do dispositivo cliente e o endereço IP que está a ser atribuído.
  4. O cliente retorna uma mensagem DHCPREQUEST para o servidor, a confirmar que irá utilizar o endereço IP.
  5. Finalmente, o servidor responde com uma mensagem de confirmação DHCPACK que confirma ao cliente que foi concedido o acesso para uma certa quantidade de tempo.

O DHCP funciona em segundo plano quando alguém se conecta a uma rede, por isso, raramente vai-se ver qualquer um dos passos acima acontecer. O tempo que demora a ligar por meio do DHCP depende do tipo de router e do tamanho da rede, mas que normalmente leva cerca de três a dez segundos. O DHCP funciona da mesma forma tanto para as conexões com fio como para as sem fio, o que significa que computadores, tablets e smartphones podem-se conectar a uma rede baseada em DHCP ao mesmo tempo.

373 Visualizações 1 Total
373 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.