Procuramos Delegados Comerciais

(M/F)

 

Procuramos colaboradores com espírito empreendedor para angariação de anunciantes e patrocinadores para a Knoow.net.

Portugal e Brasil

Comissões até 33%

Total flexibilidade de horários

Candidaturas com CV para geral@knoow.net

 

 

 

 

DSS (Decision Support Systems)

Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui»

Conceito de Decision Support Systems (DSS)

Os DSS, sigla inglesa de Decision Support Systems (que em português significa ‘Sistemas de Suporte à Decisão’) são aplicações informáticas que possuem capacidades analíticas que lhes permitem apoiar o processo de tomada de decisão, nomeadamente as decisões de gestão nas organizações empresariais e organizações não empresariais,  a verificação de crédito, a avaliação de projetos de engenharia, a produção agrícola, a gestão de recursos florestais, ou até mesmo o diagnóstico médico.

Devido ao elevado grau de complexidade e às características individuais e diferenciadas de cada organização, os DSS são muitas vezes construídos à medida do utilizador para dar respostas como: qual a evolução das vendas passadas e previsionais, quais as receitas previstas tendo em conta vários cenários possíveis, consequências de diferentes alternativas de decisão, dadas as experiências passadas em determinados contextos.

Alguns exemplos de ferramentas que constituem os DSS são os MIS (Management Information Systems), os GIS (Geographic Information Systems), os EIS (Executive Information Systems) e os OLAP (On-Line Analytical Processing).

História dos DSS

A análise de tomada de decisões foi pela primeira vez realizada pelo Carnegie Institute of Technology no final dos anos 1950 e início dos anos 1960. Ainda na década de 1960 o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) aplicou a tecnologia da computação à teoria da tomada de decisões. Na década de 1980, a pesquisa intensiva sobre DSS estava em marcha, e novas teorias e conceitos surgiram a partir de modelos de utilizador único de DSS, incluindo sistemas de apoio a decisões organizacionais (ODSSs), sistemas de apoio à decisão em grupo (GDSSs) e sistemas de informação executiva (EISs). Em 1990, o DSS foi ampliado para incluir data warehousing e processamento analítico online.

2282 Visualizações 2 Total
2282 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.