Cartucho de Jogo

Cartucho de jogo é uma placa de circuito fechada dentro de uma caixa de plástico desenhada especificamente para ser compatível com um determinado sistema de videojogos.

gamecart

Cartucho de jogo para a consola Gameboy.

Cartucho de jogo é uma placa de circuito fechada dentro de uma caixa de plástico desenhada especificamente para ser compatível com um determinado sistema de videojogos. A placa de circuito contém uma série de dados gravados (ROM)  que são lidos pela consola após a introdução do cartucho na ranhura correspondente. Muitos cartuchos também incluem componentes que melhoram a performance da consola como expansões de memória RAM ou coprocessadores.

Outros componentes adicionam funcionalidades à experiência de jogo como vibração, deteção de movimento ou sensores de luz. Está é uma prática mais comum em cartuchos para consolas portáteis onde o jogador não utiliza um comando externo para interagir com o jogo.

Os cartuchos permitiam acesso e leitura mais rápida dos programas e dados sem que fosse necessário um leitor externo e eram mais fiáveis que as cassetes de fita magnética. A distribuição de software em cartuchos era mais segura pois tornava difícil a cópia ilegal devido ao formato, embora fosse consideravelmente mais caro que o formato disquete ou CD-ROM.

Como media externa os cartuchos foram utilizados na maioria das consolas e eram bastante comuns durante a década dos anos 1990. Com a proliferação dos leitores de disco e devido ás limitações de espaço em memória dos cartuchos, estes foram gradualmente desaparecendo e dando lugar ao formato CD-ROM, DVD, Blu Ray e distribuição digital através da Internet. Atualmente os cartuchos ainda são utilizados em consolas portáteis como a Nintendo 3DS e Playstation Vita.

200 Visualizações 1 Total
200 Visualizações

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo

Flag Counter