Browser

O termo inglês Browser designa um tipo específico de Software que possibilita a procura, localização e visualização de informações da Internet.

O termo inglês Browser (que em português pode ser traduzido por Navegador) designa um tipo específico de Software que possibilita a procura, localização e visualização de informações da Internet.

Um web browser, ou simplesmente browser, é um aplicativo usado para aceder e visualizar páginas da Internet. Os browsers da internet mais comuns incluem o Microsoft Internet Explorer, Microsoft Edge, Google Chrome, Mozilla Firefox e Apple Safari.

A principal função de um browser é renderizar o HTML (HyperText Markup Language, que significa Linguagem de Marcação de Hipertexto), o código usado para projetar páginas da Internet. Cada vez que um browser carrega uma página da Internet, ele processa o HTML, que pode incluir texto, ligações e referências a imagens e outros itens, como folhas de estilo em cascata e funções JavaScript. O browser processa esses itens, em seguida, processa-los na janela do navegador.

Os primeiros browsers da Internet, como o Mosaic e o Netscape Navigator, foram aplicações simples que renderizaram o HTML, a entrada de informação, e os marcadores. Da mesma forma que as páginas da Internet evoluíram, os requisitos dos web browsers também evoluíram. Os browsers de hoje são muito mais avançados, suportando vários tipos de HTML (tais como XHTML e HTML 5), JavaScript dinâmico e criptografia usadas por páginas da Internet seguras.

As capacidades dos browsers modernos permitem que os programadores web possam criar páginas da Internet altamente interativas. Por exemplo, o Ajax (uso metodológico de tecnologias como o Javascript e o XML) permite que um browser possa atualizar dinamicamente as informações numa página da Internet sem a necessidade de recarregar a página. Os avanços na CSS (Cascading Style Sheets) permite que os browsers possam exibir páginas da Internet com layouts e uma grande variedade de efeitos visuais. Os cookies permitem que os browsers possam lembrar das suas configurações para sites específicos.

Embora a tecnologia de um web browser já tenha percorrido um longo caminho desde o Netscape, os problemas de compatibilidade do browser continua a ser um problema. Como os browsers utilizam diferentes mecanismos de renderização, os sites podem não aparecer da mesma forma em vários browsers diferentes. Em alguns casos, uma página da Internet pode funcionar bem num browser, mas não funcionar corretamente noutro. Portanto, é inteligente o utilizador instalar vários browsers no computador para que possa usar um browser alternativo, se necessário.

Visão geral da barra do navegador, botões, menus e funções

Algumas das opções mencionadas abaixo podem não ser imediatamente visíveis no browser.

Configurações (Menu)

Quase todos os navegadores modernos mudaram as opções avançadas e recursos para o canto superior direito ou no canto esquerdo da janela do navegador. O botão de menu de cada navegador é diferente:

Por exemplo, o Internet Explorer usa IE botão de ferramentas , Chrome usa botão Chrom definições e o Firefox utiliza botão de menu Firefox.

Retroceder

O botão de retroceder visita a página anterior à que o utilizador está a visitar no momento. Normalmente este botão assemelha-se a uma seta a apontar para a esquerda.

Avançar

O botão de avançar visita a página seguinte. Ele só funciona se já usou o botão de retroceder. Se não tiver retrocedido o browser mostra o botão de avançar, mas ele não estará ativo.

Parar

O botão de parar já não existe na maioria dos browsers modernos. No entanto, a função (para parar o carregamento de uma página da internet) ainda pode ser executada ao pressionar a tecla Esc .

Atualizar

O botão Atualizar pode ser usado para recarregar uma página que não foi capaz de carregar devido a um erro.

Pressione a tecla F5 ou Ctrl + R para atualizar a página a partir do teclado.

Home (Início)

O botão Home é usado para carregar a página da Internet padrão do web browser, a mesma página que carrega quando o navegador é aberto pela primeira vez.

Histórico

Este recurso permite aos utilizadores visualizarem as páginas que foram visitadas desde a última vez que o histórico do browser foi limpo ou criado. Todas as páginas guardadas são armazenados na cache.

Favoritos (Bookmarks)

Esta pasta armazena sites ou páginas escolhidas pelo utilizador. O termo favoritos é usado com o Microsoft Internet Explorer. Noutros navegadores pode ser conhecido como marcadores ou uma lista de preferências .

Zoom

Em browsers modernos, ao manter pressionada a tecla Ctrl e pressionar o + ou – consegue-se reduzir ou aumentar o zoom e diminuir ou aumentar o tamanho da fonte e imagens. Para repor a função do zoom para o valor padrão de tamanho, pressione o Ctrl e 0 (zero) ao mesmo tempo.

Imprimir

Esta característica, embora não tenha mais esse botão, pode ser acedida através do menu de configurações principais ou ao pressionar Ctrl e P no teclado.

837 Visualizações 1 Total
837 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.