Boot Failure

A expressão Boot Failure designa uma falha do computador quando este tenta ativar ou localizar o sistema operativo para se inicializar.

A expressão Boot Failure designa uma falha do computador quando este tenta ativar ou localizar o sistema operativo para se inicializar.

O termo “boot” vem de bootstrap loader, um tipo de programa que os primeiros computadores usavam para iniciar o sistema para os utilizadores. Depois de verificar que o hardware está a funcionar corretamente, o sistema tentará carregar o sistema operativo. Se esse processo falhar, o computador irá parar e emitir uma falha de inicialização.

BIOS e Boot Order

A BIOS, que é um sistema de baixo nível que gere o hardware do PC, mantém uma lista de dispositivos que o sistema irá tentar usar para iniciar o computador. Normalmente, o primeiro item na ordem de inicialização é o disco rígido principal, designado por Disk 0. Se esse disco rígido contém dados danificados ou a falta de um sistema operativo, a BIOS vai passar para a próxima unidade na lista, à procura de um sistema operativo por onde possa iniciar. Se o sistema passar por todos os dispositivos disponíveis sem encontrar um sistema operativo válido, ele irá parar o processo e relatar um boot failure.

Definições e Cabos

Se o sistema detetar um boot failure, reinicie o PC e entre no ambiente de configuração da BIOS. É necessário verificar se todos os discos rígidos estão presentes e contabilizados. Se o disco rígido principal não aparecer na lista de dispositivos, pode estar configurado incorretamente, os cabos de dados e de alimentação podem ter-se soltado ou a BIOS pode ter sido corrompida. Desligue o PC, verifique se os cabos interiores estão conectados corretamente e reinicie o sistema. Se ainda não pode iniciar a partir do seu disco rígido, tente restaurar todas as opções para as configurações padrão da BIOS.

Falha do disco

Se o sistema ainda dá uma notificação de boot failure, o disco rígido pode ter falhado. Normalmente, um disco rígido irá dar para muitos anos de serviço antes que ele comece a sofrer perda de dados, mas os defeitos de fábrica e outros erros catastróficos podem contribuir para uma morte precoce. Se tiver vários discos rígidos no seu PC, tente desligar e mudar os cabos de dados entre a unidade que falhou e a outra unidade para ver se o cabo pode ser a origem do problema. Se a mudança dos cabos permitir que o PC consiga detectar a unidade durante a reinicialização, basta substituir a ligação danificada.

Corrupção de dados

Se o disco rígido aparece na BIOS, mas ainda não consegue inicializar, os ficheiros do sistema operativo podem estar danificados. Se tiver um disco de recuperação do sistema operativo, basta inseri-lo na unidade de leitura e reinicie o sistema. Se não tiver um disco de recuperação especializado, basta usar o disco de instalação do sistema operativo. Pode ser necessário pressionar uma tecla para forçar o sistema a inicializar a partir da unidade óptica, ou para detetar automaticamente o disco e iniciar o programa. Dependendo do tipo de dano, pode ser capaz de reinstalar o sistema operativo e salvar os dados, mas em muitos casos, vai precisar de limpar o disco e começar de novo.

294 Visualizações 1 Total
294 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.