Beta-Test

Beta-Test designa um teste de um software ou hardware em desenvolvimento, efectuado por um conjunto de pessoas selecionadas.

A expressão Beta-Test designa um teste de um software ou hardware em desenvolvimento, efectuado por meio da utilização do software por um conjunto de pessoas selecionadas.

Beta-Test refere-se ao software do computador que está em fase de testes e ainda não foi oficialmente lançado. A fase beta segue a fase alpha (termo significa a primeira fase de testes num processo de desenvolvimento de software), mas precede a versão final. Alguns softwares beta só são disponibilizados para um número seleto de utilizadores, enquanto outros programas beta são lançados para o público em geral.

Os programadores de software lançam versões beta do software, a fim de reunir informações úteis antes de lançar a versão final de um programa. Eles costumam distribuir os programas em fóruns na internet que permitem que os beta testers deixem o seu feedback e discutam as suas experiências, ao utilizar o software. Alguns programas de software beta ainda têm um recurso de comentários built-in que permite aos utilizadores enviarem pedidos de recursos ou relatarem possíveis erros diretamente para o programador.

Na maioria dos casos, um programador de software vai lançar várias versões beta de um programa durante a fase beta. Cada versão inclui atualizações e correções de erros que foram feitas em resposta ao feedback do utilizador. A fase beta pode durar de algumas semanas para um pequeno programa a vários meses para um grande programa.

Cada versão beta é tipicamente marcada com o número da versão final seguida por um identificador da versão beta. Por exemplo, a quinta versão beta da segunda versão de um programa de software pode ter o número da versão 2.0b5. Se um programador preferir não listar a versão específica de um programa beta, o número da versão pode simplesmente ter o termo beta após o nome do programa, por exemplo, My New App (beta). Essa convenção de nomenclatura é comummente usada para versões beta de sites ou aplicações web.

Como o software beta é uma versão de pré-lançamento da aplicação final, pode ser instável ou faltarem características que serão incluídas na versão final. Portanto, o software beta muitas vezes vem com um aviso de que os beta testers devem usar o software a seu próprio risco. Se optar por fazer um beta test de um programa, esteja ciente de que ele pode não funcionar como esperado.

390 Visualizações 1 Total
390 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.