Backup

O termo Backup designa uma cópia de segurança, automática ou manual, de um documento ou conjunto de documentos.

O termo Backup designa uma cópia de segurança, automática ou manual, de um documento ou conjunto de documentos, que pode ser utilizada em caso de perda de dados ou programas originais. É também uma medida tomada para a recuperação de ficheiros após a ocorrência de uma falha no sistema. Backup é o termo mais importante que um utilizador de computador deve saber. Um backup é uma cópia de um ou mais ficheiros, criada como uma alternativa no caso de os dados originais serem perdidos ou se tornarem inutilizáveis. Por exemplo, se salvar várias cópias de um trabalho de pesquisa no disco rígido como ficheiros de backup, depois pode decidir usar uma revisão anterior. Melhor ainda, pode salvar os backups para uma pen usb, que também protegeria os ficheiros se a unidade de disco rígido falhar.

Os discos rígidos são destinados a funcionar por muitos anos sem falhar. Mas, assim como todos os dispositivos electrónicos, eles não são imunes a problemas. Como os discos não são blocos sólidos, devido a existirem peças móveis para acederem aos dados, podem causar um mau funcionamento e fazer com que os seus dados tornem-se irrecuperáveis. Se precisar de uma prova de como os discos rígidos são realmente frágeis, basta ir a uma loja de informática e ver um disco rígido aberto. Quando percebe-se como todos os seus dados são armazenados num dispositivo tão pequeno, delicado, pode-se ter uma nova compreensão do porque precisamos de fazer um backup de dados. A corrupção de software também pode danificar os seus ficheiros. A estrutura de diretórios pode ser danificada e fazer com que pastas inteiras desapareçam. Os ficheiros podem ser excluídos por engano ou corrompidos por vírus ou outros ataques de software. Há, infelizmente, muitas maneiras para que os dados possam danificar-se ou desaparecerem. É por isso que é tão importante fazer uma cópia de segurança dos dados. A maioria das pessoas não percebem a importância de ter um backup até que seja tarde demais. Claro que, quando se perde anos de fotos, trabalhos escolares, documentos de negócios, ficheiros de e-mail, música, filmes ou quaisquer outros dados que não pode recuperar, a importância de ter uma cópia de segurança torna-se muito real. Então como é que pode fazer um backup dos seus dados? A melhor maneira é usar um dispositivo de armazenamento externo, como um disco rígido externo, dispositivo de memória flash, ou mesmo outro computador. Também podemos criar backups permanentes com CD’s e DVD’s. Fazer o backup de pastas e ficheiros individuais é tão fácil como copiá-los da origem (disco rígido do computador) para o destino (um disco rígido externo). Se for fazer o backup de todo o sistema ou se gostaria de ter backups regulares realizados automaticamente, pode usar um software de backup que faz o backup dos seus dados. Muitos programas estão disponíveis para Mac e Windows que fornecem backups automáticos e fazem restauro do sistema. Se ainda não fez o backup do seu disco rígido, agora é um bom momento para fazê-lo. É muito melhor fazer um backup dos seus dados agora antes que seja tarde demais.

379 Visualizações 1 Total
379 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.