AVI (Audio Video Interleave)

A sigla AVI, da expressão inglesa Audio Video Interleaved, designa a extensão dos nomes de arquivo para um vídeo de um arquivo do Windows.

A sigla AVI, da expressão inglesa Audio Video Interleaved, designa a extensão dos nomes de arquivo para um vídeo de um arquivo do Windows. O AVI é bem conhecido desde a sua primeira introdução no Windows 3.1 pela Microsoft em novembro de 1992, e o significado de Audio Video Interleaved é a reprodução síncrona de áudio com video. A aplicação multi-plataforma é uma grande vantagem do formato AVI, que muitas vezes pode ser visto no início da animação em jogos, num disco de DVD e câmaras de filmar. A fraqueza do AVI é o seu armazenamento grande em tamanho e a sua variedade de compressão. O problema mais comum, geralmente encontrado, é causado por diferentes padrões de compressão. A versão atual do Windows Media Player não pode reproduzir vídeos AVI com compressão antiga e vice-versa. Portanto, pode não conseguir reproduzir alguns ficheiros AVI ou reproduz vídeo e áudio dessincronizados ou apenas áudio sem vídeo ou outros problemas. Tudo isso é causado por diferentes padrões de compressão de AVI.

O AVI é um derivado do formato de um ficheiro Resource Interchange (RIFF). RIFF é usado principalmente para armazenar multimédia, como som e vídeo, embora também possa ser usado para armazenar todos os dados arbitrários. Os ficheiros AVI suportam streaming múltiplos de áudio e vídeo, embora esses recursos sejam raramente usados. O AVI contém 3 partes definidas pelo RIFF: cabeçalho do ficheiro, blocos (fragmentos) e índice. O cabeçalho contém metadados sobre o vídeo, tais como, a sua taxa de largura, altura e estrutura. Os blocos do ficheiro AVI podem transportar dados de áudio ou vídeo dentro desses blocos em praticamente qualquer esquema de compressão, incluindo Full Frame (sem compressão), a Intel Tempo Real (Indeo), Cinepak, Motion JPEG, editável MPEG, VDOWave, Clear Video ou Real Video, QPEG, e MPEG-4. O índice indexa os deslocamentos dos dados dos blocos dentro do ficheiro.

556 Visualizações 1 Total
556 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo