Assembler Language

Assembler Language é um tipo de linguagem de programação de baixo nível na qual cada instrução corresponde directamente a uma única instrução de máquina.

Assembler Language (ou Linguagem Assembler) é um tipo de linguagem de programação de baixo nível na qual cada instrução corresponde directamente a uma única instrução de máquina. Esta linguagem apresenta maior velocidade e controlo sobre a máquina do que as linguagens de alto nível. O programador precisa fazer uso de um assembler para traduzir as instruções codificadas em assembly language para a linguagem de máquina. Como a maioria dos compiladores convertem o código fonte diretamente do código de máquina, os programadores de software, muitas vezes, criam programas sem usar linguagem assembler. No entanto, em alguns casos, o código de montagem pode ser usado para afinar um programa. Por exemplo, um programador pode escrever um processo específico em linguagem assembler para se certificar de que funciona de forma tão eficiente quanto possível.

Enquanto as linguagens assembler diferem das arquiteturas de processadores, que muitas vezes incluem instruções e operadores semelhantes. Abaixo estão alguns exemplos de instruções suportadas pelos processadores x86.

  • MOV – mover dados de um local para outro
  • ADD – adicionar dois valores
  • SUB – subtrai um valor de outro valor
  • IMPULSO – enviar dados para uma pilha
  • POP – Dados pop de uma pilha
  • JMP – salto para outro local
  • INT – interromper um processo

A escrita em linguagem assembler é um processo tedioso, já que cada operação deve ser realizada num nível muito básico. Embora não seja necessário usar o código assembler para criar um programa de computador, aprendermos a linguagem assembly é muitas vezes parte da ciência de computadores uma vez que fornece indicações úteis sobre a forma como os processadores trabalham.

386 Visualizações 2 Total
386 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.