Aplicativo

Conceito, utilidade e tipos de aplicativo

app

Aplicativo, software aplicativo ou aplicação é um programa de computador que tem por objetivo ajudar o utilizador a desempenhar uma tarefa específica.

 

Aplicativo é assim um tipo de software que funciona como um conjunto de ferramentas desenhado para realizar tarefas e trabalhos específicos num computador ou equipamento eletrónico. Ao contrário do sistema operativo que faz funcionar um computador, um aplicativo ajuda-o a melhorar as tarefas.

Exemplos: processadores de texto, de cálculo, bases de dados, etc. Ou, por outras palavras, Microsoft Office, Internet Explorer, Adobe, etc…

 

No âmbito da informática, um aplicativo é um tipo de software criado para desempenhar tarefas práticas ao utilizador para que este possa concretizar determinados trabalhos (por software entende-se o equipamento intangível de um computador e por hardware, o suporte material e físico da máquina).

 

Existem aplicativos desenvolvidos por medida, isto é, a pedido do utilizador de forma a resolverem um problema específico, e aplicativos que resolvem problemas gerais e incluem várias aplicações. Por exemplo: programas para empresas que incluem aplicativos como processadores de texto e folhas de cálculo, sendo o mais conhecido o Office da Microsoft.

 

O que é uma app?

Uma aplicação móvel ou aplicativo móvel ou ainda app é um software desenvolvido para ser instalado num equipamento eletrónico móvel, como tablet, smartphone ou leitor MP3.

A app pode vir pré-instalada no dispositivo ou ser instalada (através de download) pelo utilizador via loja online, como o Google Play, App Store ou Windows Phone Store.

De ressalvar que uma grande parte das aplicações disponíveis são gratuitas, mas outras são pagas, embora os valores sejam, regra geral, acessíveis.

 

Como usar aplicativos em empresas?

Há muito tempo que as empresas perceberam todo o potencial de um aplicativo e começaram a desenvolver as suas próprias apps, de modo a facilitar, entre outras tarefas, o pagamento de contas, consultas de saldos e extratos bancários, transferências, etc.

Com desktops, mas principalmente notebooks e smartphones, as empresas têm hoje uma vida laboral mais descomplicada, particularmente as que atuam na área do comércio eletrónico. Com uma plataforma simples e intuitiva, muitas lojas virtuais conseguiram aumentar as suas vendas depois de lançar um aplicativo: o cliente entra na app, escolhe uma categoria, vê os produtos/serviços (apenas deslizando o dedo), escolhe o que mais lhe interessa, decide a forma de pagamento… e já está!

 

Principais benefícios que um aplicativo pode trazer para as empresas:

 

  • Aumentar o grau de credibilidade.
  • Melhorar a experiência do utilizador.
  • Permitir que mais pessoas encontrem o seu negócio.
  • Criar um canal de comunicação.
  • Possibilitar o feedback dos clientes.

 

Tipos de aplicativos

 

Web app

O web app ou site mobile tem um formato diferenciado da app comum: quando o utilizador entra através do smartphone no mesmo do link do site exibido pelo computador, é direcionado para uma nova página automaticamente. Essa nova página é semelhante à página web do desktop, mas está totalmente adaptada para ser vista no pequeno ecrã do smartphone, podendo até mesmo apresentar elementos novos. Com uma web app o utilizador tem uma experiência de navegação positiva quer aceda através do telefone ou do computador.

 

Aplicativo nativo

Um aplicativo nativo é aquele que pode ser instalado no smartphone através de uma loja específica, como a Play Store (para Android) ou App Store (para iOS). Os aplicativos nativos são desenvolvidos com o objetivo de permitir ao utilizador explorar as potencialidades do seu hardware (por exemplo, aceder a recursos do smartphone como GPS ou camara). Muitos aplicativos nativos não precisam de estar ligados à Internet e são mais rápidos que aqueles que funcionam online porque têm acesso direto ao sistema operativo do equipamento, apenas exigem atualizações de tempos em tempos.

 

Aplicativo híbrido

O aplicativo híbrido é semelhante ao web app e ao aplicativo nativo: pode ser executado em várias plataformas e instalado através de uma loja de apps. Mas, porque é um híbrido, é mais versátil. Pode ser baseado em HTML, ou seja, acessível através de um navegador o que garante uma maior facilidade de atualização do que um aplicativo nativo.

200 Visualizações 1 Total
200 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo