Gostaria de ser nosso colaborador?

É especialista em alguma das áreas de conhecimento presentes na nossa enciclopédia? Tem gosto pela escrita? Gostaria de ser editor numa enciclopédia em português, integralmente escrita por especialistas? Gostaria de partilhar conhecimento?

Se a sua resposta é sim, então envie-nos o seu CV para geral@knoow.net para que possamos analisar e enviar mais detalhes sobre a forma de colaboração.

 

Áreas para as quais procuramos especialistas:

  •  História do Brasil
  •  História de Angola
  •  História de Moçambique
  •  Medicina
  •  Medicina Veterinária
  •  Filosofia
  •  Sociologia
  •  Contabilidade
  •  Direito
  •  Mecânica
  •  Química
  •  Física
  •  Matemática

 

 

Android Studio (Instalar e Configurar)

Como Instalar e Configurar o Android Studio

O Android Studio é a nova ferramenta IDE da Google, baseado em IntelliJ IDEA, para desenvolvimento de aplicações móveis.

Android Studio encontra-se disponível para os seguintes sistemas operativos: Windows, MacOS e Linux. Para e elaboração deste artigo fez-se uso do sistema operativo Windows, seguindo-se pela demonstração desde a configuração do ambiente até a execução das aplicações no emulador como também em dispositivos reais.

1. Instalar o Java

Para saber se está instalado na máquina o JDK (Java Development Kit) 7 ou superior, entre no prompt de comando e digite a seguinte linha: Java –version

Se mostrar algo parecido com o código abaixo:

Java version “1.8.0_40”
Java(TM) SE Runtime Environment (build 1.8.0_40-b26)
Java HotSpot(TM) 64-Bit Server VM (build  25.40-b25, mixed mode)

Significa que o java já está instalado, caso contrário, instale o JDK, faça o download apropriado (versão 32bits ou 64bits) para o seu sistema no seguinte link:
http://www.oracle.com/technetwork/pt/java/javase/downloads/index.html

Em alguns casos no sistema Windows, o java poderá não ser detetado, para isso é necessário criar uma variável de ambiente, na qual basta ir ao “Meu Computador” > “Propriedades do sistema ” > “Definições avançadas do sistema” de seguida aceder ao separador “Avançadas” clicando no botão “Variáveis do sistema” e criar uma variável de ambiente exemplificado a seguir.

  • JAVA_HOME
  • C:\Program Files\Java\jdk1.8.0_40

android-studio-instalar-configurar1.htm

2. Instalar o Android Studio

Faça o download do Android Studio no seguinte link:

http://developer.android.com/sdk/installing/studio.html

Após o download, basta clicar duas vezes no executável com o nome android-studio-bundle-<versão_da_build> para iniciar a instalação do Android Studio.

 

3. Adicionar os pacotes SDK

Existem vários pacotes diferentes disponíveis para o Android SDK, sendo que este separa ferramentas, plataformas e outros componentes em pacotes para download fazendo uso do Android SDK Manager, onde mostra os pacotes que estão disponíveis para instalação, pacotes já instalados e pacotes com atualização disponível.

Antes de iniciar o desenvolvimento de aplicações móveis é necessário adicionar os pacotes SDK, sendo que no Android Studio pode faze-lo selecionando Tools > Android > SDK Manager ou clicar no ícone SDK Manager android-studio-instalar-configurar2.htm situada na barra de ferramentas.

android-studio-instalar-configurar3.htm

É necessário selecionar os pacotes pretendidos para download, alternando as caixas à esquerda, para finalizar clicar em “Install” para instalar os pacotes selecionados.

Pacotes recomendados:

Diretório Tools:

  • Android SDK Tools
  • Android SDK Plataform-tools
  • Android SDK Build-tools (versão mais recente)

Diretório de maior API de desenvolvimento (diretório Android X.X)

  • SDK Plataform
  • Imagem do sistema para o emulador: ARM EABI v7a System Image

Opcionalmente poderá instalar todos os pacotes, para obter documentação de cada API, exemplos, APIs da Google exemplificando o Google Maps entre outros.

Diretório Extras:

  • Repository Suporte Android
  • Biblioteca de suporte Android

Para mais informações: http://developer.android.com/sdk/installing/adding-packages.html

.

Criar o primeiro programa “Hello World” no Android Studio

Ao iniciar o Android Studio, será aberta a janela “Welcome to Android Studio” e de seguida escolher “Start a new Android Studio project”.

android-studio-instalar-configurar4.htm

O nome da aplicação será preenchido em “Application Name”, em “Company Domain” é definido o domínio da empresa e em“Package name” será preenchido automaticamente sendo que o utilizador poderá alterar a informação desses parâmetros ao clicar em Edit no canto direito da janela.

Por fim “Project location” é definido a localização do projeto no computador e clicar em “Next”.

android-studio-instalar-configurar5.htm

Nesta janela será solicitado a configuração dos dispositivos onde a aplicação irá executar e a indicação da versão mínima do SDK em “Minimun required SDK” e clicar em “Next”.

android-studio-instalar-configurar6.htm

Escolher o modelo da atividade inicial, conforme o pretendido no desenvolvimento da aplicação e clicar em “Next”.

android-studio-instalar-configurar7.htm

Por fim será indicado o nome da primeira atividade em “Activity Name”, onde também será o nome da classe e do arquivo java, indicar o nome do arquivo de layout da atividade em “Layout Name”, como também o nome do fragmento em “Fragmente Layout Name” e especificar o título da atividade em “Title”, de seguida para finalizar a criação do projeto clicar em “Finish”.

android-studio-instalar-configurar8.htm

Finalmente o projeto “Hello World” está criado.

android-studio-instalar-configurar9.htm

1. Criar AVD (Android Virtual Device)

Depois do projeto criado, a execução da aplicação é o seguinte passo para testar o seu comportamento, será então necessário criar dispositivos virtuais, conhecidos como AVD.

Para iniciar a criação do AVD basta ir a Tools > Android > AVD Manager, android-studio-instalar-configurar10.htm ou clicar no ícone AVD Manager  situada na barra de ferramentas.

android-studio-instalar-configurar11.htm

Clicar em “Create Virtual Device”.

android-studio-instalar-configurar12.htm

Escolher o tipo e o modelo do dispositivo que é pretendido e clicar em “Next”.

android-studio-instalar-configurar13.htm

Seguidamente, fazer a escolha da imagem do sistema que é pretendido atribuir ao AVD e clicar em “Next”.

android-studio-instalar-configurar14.htm

Confirmação ou alteração caso seja pretendido das informações fornecidas anteriormente e clicar em “Finish” para finalizar a criação do AVD.

android-studio-instalar-configurar15.htm

Após a finalização, o novo AVD irá aparecer na lista, caso pretenda iniciar o AVD, basta selecionar e clicar no botão verde de play.

android-studio-instalar-configurar16.htm

2. Executar a aplicação no emulador

Para executar a aplicação “Hello World”, basta clicar no ícone de play existente na barra de ferramentas.

android-studio-instalar-configurar17.htm

Será exibida uma janela com a lista de AVD criadas, permitindo assim selecionar um dispositivo para execução da aplicação e clicar em “OK”.

android-studio-instalar-configurar18.htm

E desta forma irá aparecer o resultado da aplicação “Hello World”.

android-studio-instalar-configurar19.htm

3. Executar a aplicação no diapositivo físico

Inicialmente começar por colocar o dispositivo em modo de depuração da seguinte forma:  Definições > Desenvolvimento > e selecionar a opção Depuração USB, de seguida conetar o Smartphone ao Computador através do cabo USB onde será recebida uma notificação no smartphone “Ligado como instalador” selecionar a notificação, clicar na opção “Ligado por USB” e “Ativar”.

No Android Studio, executar a aplicação “Hello World” onde será exibida a seguinte janela já com o smarphone detetado, onde é mostrado o nome do samartphone, a versão do Android e o nível da API, o número de série, o estado online que significa que está apto para executar a aplicação. Assim sendo, selecionar o dispositivo real para execução da aplicação, clicar em “OK” e esperar que a aplicação seja executada no smartphone.

android-studio-instalar-configurar20.htm

Tendo em atenção que a aplicação também será instalada no smartphone, podendo ser executada  através do smartphone sem que esteja no modo de depuração, podendo ser desinstalada a aplicação, como uma aplicação normal da seguinte maneira Definições > Aplicações > TODAS > selecionar a aplicação “Hello World” e clicar em “Desinstalar”, sendo que desta forma será desinstalada a aplicação do smartphone.

22664 Visualizações 20 Total
22664 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo