Gostaria de ser nosso colaborador?

É especialista em alguma das áreas de conhecimento presentes na nossa enciclopédia? Tem gosto pela escrita? Gostaria de ser editor numa enciclopédia em português, integralmente escrita por especialistas? Gostaria de partilhar conhecimento?

Se a sua resposta é sim, então envie-nos o seu CV para geral@knoow.net para que possamos analisar e enviar mais detalhes sobre a forma de colaboração.

 

Áreas para as quais procuramos especialistas:

  •  História do Brasil
  •  História de Angola
  •  História de Moçambique
  •  Medicina
  •  Medicina Veterinária
  •  Filosofia
  •  Sociologia
  •  Contabilidade
  •  Direito
  •  Mecânica
  •  Química
  •  Física
  •  Matemática

 

 

Algoritmo do Facebook

Importância, funcionamento e composição do Algoritmo do Facebook

Facebook

O Algoritmo do Facebook ou EdgeRank é um recurso utilizado maioritariamente para determinar o que é colocado em primeiro lugar na linha de tempo ou News Feed na página principal de um utilizador da rede social Facebook.

 

Importância do Algoritmo do Facebook

Tendo em conta que um utilizador médio do Facebook gasta 40% do seu tempo na rede no News Feed e que só dá atenção a 20% das publicações a que tem acesso, o Facebook usa uma série de fatores individuais para tentar traduzir o que esses 20% têm de diferente, e com esses dados elaborar combinações e definir o que deve constar na página principal. Foi assim que o Algoritmo do Facebook foi evoluindo, tornando-se cada vez mais complexo de tão adaptado que está às preferências individuais.

 

Como funciona o Algoritmo do Facebook

Por mais seguidores que um utilizador do Facebook tenha e por mais likes que coloque em diferentes páginas, é praticamente impossível ter tempo ou paciência para ver todas as publicações, por isso a rede social filtra algum conteúdo através do Algoritmo do Facebook ou EdgeRank. É ele quem decide quais os conteúdos que aparecem no News Feed de cada pessoa. Como? Analisando as preferências de cada pessoa e prevendo quais os posts que não lhe interessam tanto. Vejamos… Cada interação com um utilizador do Facebook (comentário, like, post, tag, partilha) é um potencial conteúdo a aparecer no seu Feed. A essa ação o Facebook chama “Edge“, e qualquer Edge é passível de aparecer quando o utilizador se liga ao Facebook. Mas como seria impraticável e até desagradável que a rede listasse absolutamente tudo, o que acontece é que se aplica um filtro no Edge com base naquilo que é mais interessante para cada pessoa.

 

Como é composto o Algoritmo do Facebook ou EdgeRank?

O EdgeRank é dividido em três partes (além de outras que o Facebook vai adicionando e alterando ao longo do tempo): Affinity, Weight e Time Decay.

 

  • Affinity

A Affinity ou relação estabelecida com os utilizadores define a probabilidade de alguém ver as publicações de um utilizador, baseada nas interações que esse utilizador tem com outras páginas e vice-versa. Ou seja, se existe uma pessoa que comenta bastante os conteúdos desse utilizador, ela aparecerá – graças ao Edge – com regularidade no seu News Feed. De salientar também que o tempo e a importância das ações no Facebook também varia. Por exemplo, um comentário vale mais que um like num post e à medida que o utilizador vai deixando de comentar ou de gostar do conteúdo de outra pessoa, vai diminuindo a hipótese de aparecer no Feed de modo a se dar lugar a outras interações mais recentes.

 

  • Weight 

O Weight, por sua vez, relaciona-se com a prioridade que o EdgeRank dá ao conteúdo publicado tendo em conta que o Facebook estabelece uma hierarquia de tipos de posts, dos mais aos menos interativos, seguindo esta ordem: fotografias, vídeos, links e textos. No entanto, o Algoritmo do Facebook relaciona o tipo de post com a interação dos utilizadores, ou seja, uma simples frase pode aparecer no topo da lista do algoritmo se tiver bem mais likes que uma fotografia.

 

  • Time Decay

O Time Decay é a probabilidade de colocar um conteúdo no Feed de acordo com o tempo que o post tem, ou seja, quanto mais tempo uma publicação estiver online, menos probabilidade terá de aparecer no News Feed do utilizador, embora o Time Decay esteja também ligado ao comportamento individual e específico de cada utilizador do Facebook: uma pessoa que se ligue apenas uma vez por semana vê as suas publicações mais relevantes durante mais tempo que uma pessoa que se ligue várias vezes ao dia.

158 Visualizações 1 Total
158 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo