Algol

O ALGOL (Algorithmic Language) é uma das várias linguagens de alto nível projetadas especificamente para a programação de cálculos científicos.

História do ALGOL

O ALGOL (Algorithmic Language) é uma das várias linguagens de alto nível projetadas especificamente para a programação de cálculos científicos. Esse projeto começou no final de 1950, e foi primeiro formalizado num relatório intitulado de ALGOL 58, e depois progrediu, através de relatórios, para ALGOL 60 e ALGOL 68. Ele foi projetado por um comité internacional da Association of Computing Machinery (ACM), liderada por Alan J. Perlis da Carnegie Mellon University, entre 1958 e 1960 para a publicação de algoritmos, bem como para fazer cálculos, de modo a ser uma linguagem universal. A conferência original, que teve lugar em Zurique, foi uma das primeiras tentativas formais para resolver a questão da portabilidade do software. A independência de uma máquina com Algol permitiu ao programadores serem mais criativos, mas isso fez com que a sua implementação fosse muito mais difícil. Embora a linguagem de programação ALGOL nunca tenha alcançado o nível de popularidade comercial das linguagens de programação FORTRAN e COBOL, considera-se a linguagem mais importante da sua era em termos da sua influência para o desenvolvimento da linguagem. As estruturas sintáticas e lexicais da linguagem de programação Algol tornaram-se tão populares que praticamente todas as linguagens projetadas desde então têm sido referidas como “ALGOL like”.

Recursos significativos da linguagem

A linguagem de programação ALGOL foi a primeira linguagem de programação da segunda geração e as suas características são típicas de toda a geração. Primeiro, considere as estruturas de dados, que são muito parecidas com as estruturas de primeira geração. No ALGOL 60 a estrutura de blocos foi introduzida: a capacidade de criar blocos de instrução para um grupo de variáveis e a influência das declarações de controlo. Com isso, existem dois meios diferentes de passar parâmetros para subprogramas, chamar pelo valor e chamar pelo nome. As declarações de controlo estruturadas: if, then e else e o uso de uma condição geral para o controlo da iteração foi também apresentada. Da mesma forma, foi apresentado o conceito de recursão: a capacidade de um procedimento chamar-se a si mesmo.

Um dos maiores impactos que a linguagem de programação ALGOL 60 teve foi o resultado das suas descrição como o encontrado em Naur (1963). Uma contribuição importante deste relatório foi a introdução da notação BNF para definir a sintaxe da linguagem. Em geral, a linguagem de programação ALGOL é considerada, talvez, a linguagem de programação mais ortogonal, o que significa que tem um número relativamente pequeno de construções básicas e um conjunto de regras para combinar essas construções. Cada construção tem um tipo associado a ele e não há restrições sobre esses tipos. Além disso, a maioria das construções produzem valores. Várias outras características do Algol estão listadas abaixo:

  • Vetores dinâmicos – a gama de índices é especificada pelas variáveis de modo a que o tamanho do vetor seja definido no tempo em que o armazenamento é alocado.
  • Palavras reservadas – os símbolos usados por palavras-chave não estão autorizados a serem utilizados como identificadores pelo programador.
  • Tipo de dados definidos pelo utilizador – permite que o utilizador possa programar para os seus problemas particulares.

Áreas de Aplicação

A linguagem de programação ALGOL foi usada principalmente por cientistas de computadores de pesquisa nos Estados Unidos da América e na Europa. O seu uso em aplicações comerciais foi dificultado pela ausência de facilidades de um padrão de entrada ou saída na sua descrição e a falta de interesse na língua por grandes fabricantes de computadores. A linguagem de programação ALGOL 60, no entanto, tornou-se o padrão para a publicação de algoritmos e teve um efeito profundo sobre o futuro do desenvolvimento da linguagem.

A linguagem de programação ALGOL foi amplamente utilizada na Europa, e por muitos anos manteve-se a língua em que foram publicados os algoritmos de computador. Muitas linguagens de programação importantes, como o Pascal, são seus descendentes.

1339 Visualizações 1 Total
1339 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo