AGP (Accelerated Graphics Port)

O AGP (Accelerated Graphics Port) designa um plataforma desenvolvida pela Intel para melhorar o desempenho e a qualidade do trabalho com imagens em 3D.

O AGP (Accelerated Graphics Port) ou, em português, Porta Gráfica Acelerada, designa um plataforma desenvolvida pela Intel para melhorar o desempenho e a qualidade do trabalho com imagens em 3D. AGP é um tipo de slot de expansão projetado especificamente para placas gráficas. Foi desenvolvido em 1996, como uma alternativa ao PCI (Peripheral Component Interconnect – Interconector de Componentes Periféricos) padrão. Uma vez que a interface AGP fornece um bus (barramento) dedicado para os dados gráficos, as placas AGP são capazes de renderizar gráficos mais rápido do que as placas gráficas PCI equiparadas.

Como os slots PCI, os slots AGP são construídos na motherboard de um computador. Eles têm um formato parecido ao slot PCI, mas só pode ser usado por placas gráficas. Além disso, existem várias especificações AGP, incluindo AGP 1.0, 2.0, e 3.0, em que cada um utiliza uma tensão diferente. Portanto, as placas AGP devem ser compatíveis com a especificação do slot AGP no qual serão instaladas.

As placas AGP requerem um slot de expansão, que só pode ser utilizado em computadores de mesa. Enquanto a AGP foi popular por cerca de uma década, a tecnologia foi substituindo essas placas pelo PCI Express, que foi introduzido em 2004. Por alguns anos, muitos computadores de mesa incluíram slots de ambos, AGP e PCI Express, mas, com o passar do tempo, os slots AGP foram removidos completamente. Portanto, a maioria dos computadores de mesa fabricados depois de 2006 não incluem um slot AGP.

677 Visualizações 1 Total
677 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo