AdWords

AdWords ou Google AdWords, é uma plataforma dinâmica desenvolvido pela empresa norte-americana Google, que consiste numa ferramenta que oferece às empresas a possibilidade de incluírem os seus anúncios nos resultados das pesquisas que realizam as pessoas na Internet, segundo o tema ou motiva da pesquisa.

O Google AdWords é um sistema de publicidade através de links patrocinados, com o intuito de optimizar a busca de resultados dos usuários do Google. Mas por outro lado, também exerce uma função importante para quem está interessado em anunciar-se.

O AdWords exige estratégia e investimento, mas a publicidade é promovida de forma rápida, simples e directa. Qualquer empresa, pequena, média ou grande pode publicitar os seus produtos e serviços nesta plataforma, potenciando assim a captação de novos clientes e aumento de visibilidade e vendas. Trata-se de um mecanismo online de fazer publicidade altamente segmentada independentemente, de qual seja o orçamento do anunciante, já que, o anunciante só paga segundo quatro acções diferentes, definidos pelo próprio anunciante.

Essas acções possíveis, pelas quais o Google vai analisar e cobrar os respectivos anúncios, são:

CPC – (custo por clique), consiste num sistema no qual o anunciante paga um valor acordado pela quantidade de vezes que o anúncio é clicado e não apenas visionado, permitindo assim ao anunciante pagar um determinado valor somente quando o usuário clica no seu anuncio. É considerado por muitos a forma mais justa de publicidade visto que o usuário que realizou a pesquisa apenas clica no anúncio se realmente está interessado.

CPM – (Custo por mil impressões), consiste num sistema no qual o anunciante paga um valor acordado pela quantidade de vezes que o anúncio é visto pelo consumidor, independentemente da sua acção posterior. Este acordo, normalmente, é estipulado um valor por cada mil impressões.

CPA – (Custo por aquisição e/ou acção), consiste num sistema no qual o anunciante só paga após o usuário ter feito uma acção específica em seu site, acção essa que você escolherá na hora que estiver definindo a sua campanha. Essa acção pode ser uma compra, um download, um clique em um botão específico, além de diversas outras opções.

CPV – (Custo por visualização), consiste num sistema no qual o anunciante paga um valor acordado pela quantidade de vezes que o consumidor visualize o vídeo publicitário até ao final. É um tipo de anúncio de nível mais avançado, recomendado para empresas maiores e que já tenham a segmentação do seu publico alvo bem definido.

Google_AdWords.svg

Anunciando no AdWords e realizando uma correcta e profunda segmentação do público-alvo, consegue-se que o anúncio chegue directamente às pessoas que estiverem pesquisando os termos ou palavras-chave, seleccionadas para a sua campanha. Conseguindo assim, potencializar o número de possíveis clientes, além de aumentar o volume de tráfego interessado.

Nas campanhas AdWords existem sistemas que, quando bem configurados, possibilitam um grande grau de segmentação dos públicos a quem queremos apresentar os nossos anúncios.

Quanto mais critérios de segmentação são escolhidos, mais selectivo será o grupo a quem os anúncios são apresentados. Os 10 tipos de segmentação no Google AdWords são os seguintes:

1- Keywords na Rede de Pesquisa

2- Keywords na Rede de Display

3- Posicionamentos

4- Interesses

5- Remarketing

6- Tópicos

7- Dados demográficos

8- Localização

9- Idioma

10- Dispositivo

Os anúncios do AdWords são exibidos juntamente com os resultados de pesquisa no Google, assim como em sites de pesquisa e de conteúdo, chamado de rede de Display, da crescente rede de anúncios do Google, que inclui AOL, EarthLink, HowStuffWorks e Blogger.

Os anúncios aparecem directamente nessas páginas de resultados, numa áreas específicas, geralmente do lado direito, no topo e no fundo da página de resultados e são sempre patrocinados por um anunciante.

O Google Adwords além da publicidade efectiva, também oferece em retorno uma grande quantidade de informação importante sobre o comportamento dos usuários, demonstrando os horários da maioria dos acessos, os assuntos mais relevantes e qual a dinâmica do público. Isso facilita a análise de métricas (metas e resultados) e a construção de novas estratégias de marketing.

108 Visualizações 1 Total

References:

GEDDES, Brad. Advanced Google AdWords. John Wiley & Sons, 2014

HOLDREN, Anastasia. Google AdWords: Managing Your Advertising Program. “O’Reilly Media, Inc.”, 2011

MICELI, André Lima-Cardoso; SALVADOR, Daniel; SIMONIADES, Roberto. Planejamento de Marketing Digital (2ª edição). Brasport, 2017

TORRES, Joaquim. Guia da Startup: Como startups e empresas estabelecidas podem criar produtos web rentáveis. Editora Casa do Código, 2014

108 Visualizações

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo

Flag Counter