Action Camera

Action cameras são câmaras de vídeo facilmente acopladas a capacetes e outros objectos.

Action cameras são câmaras de vídeo e fotografia pensadas para serem facilmente acopladas a capacetes, carros, mochilas e outros objectos com acessórios simples e pequenos. A sua utilização é simples e são por norma vendidas com caixas protectoras de forma a torná-las mais resistentes a ambientes inóspitos ou irregulares. As lentes são também pensadas para captar ângulos de grande dimensão em forma de “bolha” ou popularmente conhecido como “ângulo olho de peixe”.

Action-Camera

As action cam são muito populares entre os fãs de desportos radicais.

Devido ao seu pequeno tamanho as imagens são captadas na maioria das vezes do ponto de vista do utilizador e ganharam especial destaque graças ás personalidades dos desportos radicais que promoviam os seus movimentos e peripécias arriscadas acoplando as câmaras aos seus equipamentos como capacetes, skates, motas ou bicicletas. Com o tempo tornaram-se mais acessíveis ao publico em geral e despertaram também o interesse de cineastas para a criação de cenas e planos mais dinâmicas.

Utilização simples e intuitiva

Ao contrário das câmaras mais clássicas como as DSLR, que requerem alguma aprendizagem para dominar todas as suas funções, as action cameras primam pela simplicidade. Existem dois formatos comuns. A forma de “caixa” criado pela líder de mercado GoPro e umas ligeiramente mais compridas, apelidadas de “bullet”(ou bala) como a iON Air Pro. A escolha prende-se também com o objectivo do utilizador pois uma câmara de caixa leva-se mais facilmente acoplada a um colete, mas uma de “bullet” fica melhor na lateral de um capacete.

Embora a marca GoPro seja o nome dominante no mercado, existem diversas concorrentes das mais diversas companhias. A GoPro lançou também uma série de acessórios compatíveis para as suas câmaras. Em 2014 as vendas das action cameras tiveram um incremento de mais de 40% em relação ao ano anterior. Grande parte já tem tecnologia de ponta para captar imagens em ultra definição e resolução 4K.

No que toca ás restantes funcionalidades algumas destas câmaras têm também funções diversas como ligação por Wi-fi, GPS, ligação a aplicações de telemóvel especificas, sensores de movimento, conseguem filmar debaixo de água e até fazer timelapse de fotografias sequenciadas. A maioria grava as imagens directamente para um cartão micro SD e têm ligações de micro-USB ou HDMI. Alguns acessórios permitem acoplar diversas câmaras iguais para fazer uma captura a 360º embora já existam camaras capazes de o fazer com menos objectivas.

As vendas das action cameras já ultrapassaram as vendas das câmaras tradicionais devido à quebra de vendas destas últimas. Prevê-se que as action cameras venham a ganhar uma maior fatia de mercado devido à sua rápida adaptação e evolução tecnológica. Em 2021 a tecnologia Ultra HD deverá passar a ser a norma e atingir um pico de vendas graças a estas câmaras de acção, compactas e de fácil transporte que conquistaram os utilizadores comuns com poucos conhecimentos de filmagem ou que não têm tempo para aprender a dominar as funcionalidades de câmaras mais complexas.

141 Visualizações 2 Total
141 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo