Absolute Coding

Conceito de Absolute Coding: A expressão Absolute Coding designa um tipo de codificação que usa endereços absolutos em lugar de endereços diretos.

A expressão Absolute Coding (que em português significa “codificação absoluta”) designa um tipo de codificação que usa endereços absolutos em lugar de endereços diretos. Os modos de endereçamento são um aspeto da arquitetura do conjunto de instruções da maioria das unidades de processamento (CPU). Os vários modos de endereçamento que são definidos num determinado conjunto de instruções definem como as instruções de linguagem máquina, nessa arquitetura, identificam o operando de cada instrução. Um modo de endereçamento especifica como calcular o endereço de memória efetiva de um operando por meio de informações guardadas em registos e/ou das constantes contidas dentro de uma instrução da máquina ou em qualquer outro lugar. 

Na programação de computadores, os modos de endereçamento são, principalmente, do interesse de programadores de compiladores e daqueles que escrevem código diretamente em linguagem assembly.

Note-se que, não existe uma forma geral de nomear os vários modos de endereçamento. Em particular, diferentes autores e fabricantes de computadores podem dar nomes diferentes para o mesmo modo de endereçamento, ou os mesmos nomes para os diferentes modos de endereçamento. Além disso, um modo de endereçamento que, de uma dada arquitetura, é tratado como um único modo de endereçamento pode representar uma funcionalidade que, em outra arquitetura, é coberto por dois ou mais modos de endereçamento. Por exemplo, algumas arquiteturas de computadores complexas, como a Digital Equipment Corporation (DEC) VAX, tratam registos e constantes literais ou imediatas como apenas um outro modo de endereçamento. Outros, como a IBM System/390, com um conjunto de instruções mais reduzidas, codificam esta informação dentro da instrução. Assim, as últimas duas máquinas têm códigos de instrução distintos para copiar de um registo para outro, copiam uma constante literal dentro de um registo, e copiam o conteúdo localizado dentro da memória para dentro de um registo.

O termo “modo de endereçamento” está igualmente sujeito a diferentes interpretações: ou “modo de cálculo de endereçamento de memória” ou “modo de aceder ao operando“. De acordo com as primeiras instruções de interpretação, que não leem a partir da memória ou escrevem para a memória, não têm “modo de endereçamento”.

A maioria das arquiteturas de computadores mantêm esta distinção, mas existem, ou foram, algumas arquiteturas que permitem (quase) todos os modos de endereçamento para serem usados em qualquer contexto.

355 Visualizações 1 Total
355 Visualizações

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo

Flag Counter