Gostaria de ser nosso colaborador?

É especialista em alguma das áreas de conhecimento presentes na nossa enciclopédia? Tem gosto pela escrita? Gostaria de ser editor numa enciclopédia em português, integralmente escrita por especialistas? Gostaria de partilhar conhecimento?

Se a sua resposta é sim, então envie-nos o seu CV para geral@knoow.net para que possamos analisar e enviar mais detalhes sobre a forma de colaboração.

 

Áreas para as quais procuramos especialistas:

  •  Biologia
  •  Economia
  •  História
  •  Medicina
  •  Medicina Veterinária
  •  Filosofia
  •  Sociologia
  •  Contabilidade
  •  Direito
  •  Mecânica
  •  Química
  •  Física
  •  Matemática

 

 

Acetil-CoA

O Acetil-CoA (ou Acetilcoenzima A) é um composto orgânico que desempenha um papel chave no metabolismo celular e que resulta da ligação de um grupo acetilo à coenzima A (CoA).

Acetil-CoA

O Acetil-CoA (ou Acetilcoenzima A) é um composto orgânico que desempenha um papel chave no metabolismo celular e que resulta da ligação de um grupo acetilo à coenzima A (CoA).

Acetyl-CoA

Representação da molécula de Acetil-CoA

Fórmula molecular C23H38N7O17P3S
Massa molar 809,57 g/mol

O acetil-CoA é constituído por um grupo acetilo (CH3CO), ligado através de uma ligação tioéster, a uma coenzima A (CoA), derivada da vitamina B5 (ácido pantoténico) e da cisteína.

Síntese do acetil-CoA

O acetil-CoA é produzido predominantemente na matriz mitocondrial como resultado do metabolismo dos carboidratos através da glicólise, do metabolismo dos ácidos gordos através da β-oxidação e, numa proporção menor, do catabolismo dos aminoácidos de cadeia ramificada.

O piruvato resultante da glicólise sofre uma descarboxilação oxidativa realizada pelo complexo piruvato desidrogenase, resultando na formação de acetil-CoA, CO2 e NADH.

Por outro lado, os ácidos gordos livres no citosol são convertidos ao longo de vários passos em acil-CoA que, por sua vez, é degradado por β-oxidação num ciclo de 3 reações sucessivas: desidrogenação, hidratação e oxidação. O acetil-CoA é finalmente libertado por ação da tiolase.

Os aminoácidos de cadeia ramificada (valina, leucina e isoleucina) também podem servir de fonte para a produção de acetil-CoA ao serem convertidos por transaminação em α-cetoácidos de cadeia ramificada que, por sua vez, são processados através de várias reações catalisadas pelo complexo desidrogenase dos α-cetoácidos de cadeia ramificada, produzindo acetil-CoA entre outros produtos.

Em determinadas condições ou em caso de problemas na produção de acetil-CoA mitocondrial, as células também são capazes de produzir acetil-CoA no citosol. Por exemplo, em condições de hipóxia, a glutamina presente no citosol pode passar por uma carboxilação redutiva originando acetil-CoA. Por outro lado, o acetato, por ação da acetil-CoA sintase, também dá origem a acetil-CoA.

Funções

A síntese de acetil-CoA é uma reação muito exergónica cuja energia permite a realização de uma grande variedade de reações químicas intracelulares.  

Participa em vários processos metabólicos, seja como intermediário ou como molécula sinalizadora, controlando o equilíbrio entre as reações de catabolismo e anabolismo.

Alguns exemplos das vias metabólicas nas quais o acetil-CoA participa de forma natural:

Localização no organismo

Órgãos:

Tecidos:

Células:

Localização subcelular

1909 Visualizações 11 Total

References:

  • Hmdb.ca. (2017). Human Metabolome Database: Showing metabocard for Acetyl-CoA (HMDB0001206). [online] Available at: http://www.hmdb.ca/metabolites/HMDB0001206 [Accessed 10 Dec. 2017].
  • Pietrocola, F., Galluzzi, L., Bravo-San Pedro, J., Madeo, F. and Kroemer, G. (2015). Acetyl Coenzyme A: A Central Metabolite and Second Messenger. Cell Metabolism, 21(6), pp.805-821.
  • Pubchem.ncbi.nlm.nih.gov. (2017). Acetyl-CoA. [online] Available at: https://pubchem.ncbi.nlm.nih.gov/compound/acetyl-CoA#section=Top [Accessed 10 Dec. 2017].
1909 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo