Coeficiente de variação

O coeficiente de variação, representado matematicamente por CV, é uma medida de dispersão relativa correspondente ao quociente entre o desvio padrão (medida de dispersão) e a média (medida de localização).

O coeficiente de variação, representado matematicamente por CV, é uma medida de dispersão relativa correspondente ao quociente entre o desvio padrão (medida de dispersão) e a média (medida de localização), sendo parte integrante da matéria relativa às medidas de dispersão, integrando a teoria das probabilidades e estatística.

Desta forma, o CV é bastante utilizado em química analítica, de forma a demonstrar a precisão e repetitividade de um ensaio. É também utilizado em campos como engenharia, economia e física.

O coeficiente de variação pode ser interpretado como a fração da dispersão pela qual a localização é responsável. Isto é, o coeficiente de variação indica a magnitude relativa do desvio padrão quando comparado com a média do conjunto de valores.

Quanto maior for o coeficiente de variação, maior é a dispersão dos dados, sendo o mesmo independente da unidade de medida utilizada e tornando-se útil para comparar conjuntos de dados.

Esta medida só deve ser utilizada quando a variável toma valores de um só sinal, isto é, todos os dados são positivos ou todos os dados são negativos.

39 Visualizações 1 Total
39 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo