Alessandro Volta

Biografia de Alessandro Volta: Nascido em 1745, em Como na Itália, Alexandro Volta ficou conhecido pela construção das primeiras pinhas químicas no…

Biografia de Alessandro Volta

Alessandro Volta (Como, 18 de fevereiro de 1745 — Como, 5 de março de 1827) foi físico italiano, celebrizado pela construção das primeiras pinhas químicas no final do século XVIII.Alessandro Volta

Nascido em educado em Como, na região da Lombardia, Volta desde cedo se interessou pela física e em especial pela eletricidade, o que o levou a abandonar uma carreira eclesiástica como era do interesse dos seus pais. A partir de 1774, inicia a sua carreira como professor de física na Escola Real, e logo no ano seguinte aprimorou o eletróforo, uma máquina que produz electricidade estática por atrito. Entre 1776 e 1778 estudou a química de gases e tenta encontrar gases inflamáveis em Itália, o que viria a conseguir em 1778 quando descobre e isola o gás metano no lago Maior, situado na fronteira de Itália com a Suíça. Em 1779 torna-se professor de física na Universidade de Pavia (cargo que ocupou durante 25 anos) e logo no ano seguinte demonstrou que a origem da corrente eléctrica, descoberta por Luigi Gavani, não estava nos seres vivos mas sim no contacto entre dois metais num meio ionizado. É na sequência das suas investigações sobre a electricidade que Volta constrói as primeiras pilhas químicas, dando assim início ao estudo da electricidade e dos circuitos eléctricos, estudos esses que constituíram as bases do rápido desenvolvimento da teoria electromagnética que se observou nos anos seguintes.

Em 1801 apresentou a Napoleão a sua pilha química, o que lhe valeu uma condecoração com o título de conde.

384 Visualizações 1 Total
384 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.