Matéria

Por matéria entende-se tudo o que ocupa espaço e possui massa. Qualquer coisa que tenha existência física ou real é matéria. Tudo o que existe conhecido no Universo manifesta-se como matéria ou energia.

A matéria pode ser líquida, sólida ou gasosa.

Água, terra, ar, borracha, porcelana, papel são alguns exemplos de matéria.

A matéria pode ser vista sob duas óticas: quantidade e qualidade.

Analisando a matéria qualitativamente, ou seja, na ótica da qualidade, dá-se o nome de substância à matéria.

Uma substância possui uma composição característica, determinada e um conjunto definido de propriedades.

As substâncias podem ser simples, quando formadas por um só elemento, ou podem ser compostas, quando formadas por vários elementos químicos.

Tem-se como exemplo de substâncias simples o ouro, o ferro e o zinco e tem-se como exemplos de substâncias compostas a água, o açúcar e o sal de cozinha.

Quando duas ou mais substâncias se agrupam, onde a composição é variável e as suas propriedades também está-se perante uma mistura. Por exemplo, o sangue, o leite, o ar, a madeira são alguns exemplos de misturas.

Analisando a matéria quantitativamente denomina-se a matéria por corpo. Os corpos são quantidades limitadas de matéria. Por exemplo, um bloco de gelo e uma barra de ouro.

Quando os corpos são trabalhados e possuem um determinado uso são denominados por objetos. Uma barra de ouro, que é um corpo, pode ser transformada num anel ou em brincos, que são objetos.

A matéria também pode sofrer transformações. Denomina-se por fenómeno qualquer transformação da matéria.

Os fenómenos podem ser químicos ou físicos:

  • Um fenómeno químico é uma transformação da matéria com alteração da sua composição. Como exemplo pode-se considerar a combustão de um gás ou a formação da ferrugem.
  • Um fenómeno físico é a transformação da matéria sem alteração da sus composição. Por exemplo, a reflexão da luz, a solidificação da água, a ebulição do álcool etílico, entre muitos outros.

A química é a ciência que estuda os fenómenos químicos, assim como a física é a ciência que estuda os fenómenos físicos.

A matéria apresenta algumas propriedades importantes, pois o que define a matéria são exatamente as suas propriedades.

Existem as propriedades gerais e as propriedades específicas da matéria.

As propriedades gerais são aquelas que são comuns a todo o tipo de matéria e não permitem diferenciar uma da outra. São elas: massa, peso, inércia, elasticidade, compressibilidade, extensão, divisibilidade e impenetrabilidade.

As propriedades específicas são próprias para cada tipo de matéria, diferenciando-as umas das outras. Podem ser classificadas como organoléticas, físicas e químicas.

As propriedades organoléticas podem ser percebidas pelos órgãos dos sentidos (olhos, nariz, boca), sendo estas: cor, brilho, odor e sabor.

As propriedades físicas são: o ponto de fusão e o ponto de ebulição, a solidificação, a liquefação, o calor específico, a densidade absoluta, as propriedades magnéticas, a maleabilidade, a ductilidade, a dureza e a tenacidade.

As propriedades químicas são as propriedades responsáveis pelos tipos de transformação que cada substância é capaz de sofrer. Estes processos são as reações químicas.

Propriedades Gerais

  • Massa

A massa é a medida da quantidade de matéria de um corpo. Determina a inércia e o peso.

 

  • Inércia

A inércia é a resistência que um corpo oferece a qualquer tentativa de variação do seu estado de movimento ou de repouso. O corpo que se encontra em repouso tende a permanecer em repouso e o corpo que se encontra em movimento tende a ficar em movimento, com velocidade e direção constantes.

 

  • Peso

O peso é a força gravitacional entre o corpo e a Terra.

 

  • Elasticidade

A elasticidade é uma propriedade em que a matéria tem de retornar ao seu volume inicial após cessar a força que causa a compressão.

 

  • Compressibilidade

A compressibilidade é a propriedade onde a matéria tem de reduzir o seu volume quando submetida a certas pressões.

 

  • Extensão

A extensão é a propriedade onde a matéria tem de ocupar lugar no espaço.

 

  • Divisibilidade

A divisibilidade é a divisão da matéria em porções cada vez menores. A menor porção da matéria é a molécula, que ainda conserva as suas propriedades.

 

  • Impenetrabilidade

A impenetrabilidade é a incapacidade de dois corpos não poderem ocupar o mesmo espaço ao mesmo tempo.

 

Propriedades Específicas

  • Ponto de Fusão e de Ebulição

O ponto de fusão e de ebulição são as temperaturas às quais a matéria passa da fase sólida para a fase líquida e da fase líquida para a fase sólida, respetivamente.

 

  • Ponto de Fusão e de Liquefação

O ponto de fusão e liquefação são as temperaturas às quais a matéria passa da fase líquida para a fase gasosa e da fase gasosa para a fase líquida, respetivamente.

 

  • Calor Específico

O calor específico é a quantidade de calor necessária para aumentar um grau Celcius (⁰C) a temperatura de um grama de massa de qualquer substância.

 

  • Densidade Absoluta

A densidade absoluta é a relação entre a massa e o volume de um corpo: d=m/V

 

  • Propriedade Magnética

A propriedade magnética é a capacidade que uma substância tem em atrair pedaços de ferro (Fe) e níquel (Ni).

 

  • Maleabilidade

A maleabilidade é a propriedade que permite à matéria ser transformada em lâminas. É uma característica dos metais.

 

  • Ductilidade

A ductilidade é a capacidade que a substância tem em ser transformada em fios. É uma característica dos metais.

 

  • Dureza

A dureza é determinada pela resistência que a superfície do material oferece ao risco por outro material. O diamante é o material que apresenta maior grau de dureza, na Natureza.

 

  • Tenacidade

A tenacidade é a resistência que os materiais oferecem ao choque mecânico, isto é, ao impacto.

1192 Visualizações 2 Total
1192 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.