Luz

Conceito de Luz

Para a física e em termos estritos, a luz corresponde uma parte do espectro da radiação electromagnética localizada nos comprimentos de onda situados entre a radiação infravermelha e a radiação ultravioleta. Em termos mais gerais, o termo luz também pode ser utilizado para designar todo o espectro de radiação electromagnética, designando a pequena faixa localizada entre a radiação infravermelha e a radiação ultravioleta como luz visível, dado que é esta a faixa a que o olho humano é sensível.

Uma das propriedades mais relevantes da luz é o facto desta se comportar simultaneamente como uma partícula e como uma onda. A característica de partícula está associada à teoria de Max Planck que afirmou que a luz são pequenos pacotes indivisíveis de energia (os quanta) designados por fotões. A característica de onda é a que está associada a diversos fenómenos ópticos, entre os quais a difracção e a refracção.

As três grandezas físicas que permitem caracterizar a luz são o comprimento de onda ou frequência (que na luz visível permite distinguir as cores), a amplitude (que na luz visível é comummente designada como brilho) e ainda a polarização (ou ângulo de vibração).

1 Visualizações 1 Total
1 Visualizações