Investigação e Desenvolvimento (I&D)

Conceito de Investigação e Desenvolvimento (I&D): A expressão Investigação e Desenvolvimento (muitas vezes conhecida pela sigla I&D) designa um…

Conceito de Investigação e Desenvolvimento

A expressão Investigação e Desenvolvimento (muitas vezes conhecida pela sigla I&D) designa um conjunto de actividades ou trabalhos criativos executados de forma sistemática e com vista ao aumento dos conhecimentos humanos, bem como à utilização desses mesmos conhecimentos em novas aplicações.

O conceito de I&D engloba três categorias de actividade:

  • A Investigação Fundamental, que consiste em trabalhos, experimentais ou teóricos, empreendidos com a finalidade de obtenção de novos conhecimentos científicos sobre os fundamentos de fenómenos e factos observáveis, sem o objectivo específico de aplicação prática.
  • A Investigação Aplicada, que consiste em trabalhos originais, também efectuados com vista à aquisição de novos conhecimentos, mas com uma finalidade ou um objectivo pré-determinados.
  • O Desenvolvimento Experimental, que consiste na utilização sistemática de conhecimentos existentes, obtidos por investigação e/ou experiência prática, com vista à fabricação de novos materiais, produtos ou dispositivos, à instalação de novos processos, sistemas ou serviços, ou à melhoria significativa dos já existentes.
475 Visualizações 2 Total
475 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo