Carl Friedrich Gauss

Biografia de Carl Friedrich Gauss: Considerado como um dos maiores matemáticos de sempre, Carl Friesrich Gauss nasceu em Brunswich na Alemanha…

Biografia de Carl Friedrich Gauss

Carl Friesrich Gauss (Braunschweig, 30 de abril de 1777 – Göttingen, 23 de fevereiro de 1855), foi um dos maiores matemáticos, físicos e astrónomos alemães de sempre, tendo dado Gaussenormes contributos em diversas áreas científicas, entre as quais a teoria dos números, a estatística, a geometria, a astronomia ou a ótica.

Nascido no seio de uma família alemã humilde, desde muito cedo demonstrou os seus dotes para a matemática como comprova a célebre história da soma dos números inteiros de um a cem: quando ainda frequentava a escola primária e tinha apenas 10 anos, o professor pediu aos alunos que somassem todos os números inteiros de 1 a 100; em poucos segundos Gauss resolveu o problema respondendo 5050, solução encontrada através do raciocínio que demonstra a fórmula da soma de uma progressão aritmética. A partir daí não mais parou de impressionar com a sua capacidade e inteligência matemática.

As suas contribuições para a teoria dos números, dos números complexos, da geometria e da álgebra são inúmeros. Por exemplo, a sua tese de doutoramento foi a primeira demonstração do teorema fundamental da álgebra. Gauss teve também um importante contributo para a astronomia, tendo-se interessado pelo estudo das órbitas planetárias e pela determinação da forma da Terra. Um exemplo desse contributo foi o desenvolvimento de um método para calcular, com grande precisão, os parâmetros de uma órbita planetária a partir de apenas três observações da posição do planeta. A partir de 1831, juntamente com Wilhelm Weber, desenvolveu o estudo teórico e experimental do electromagnetismo. Por fim, outro importante contributo de Gauss para a ciência foi a determinação do campo magnético terrestre. Em reconhecimento desta contribuição, a unidade de campo magnético ficou com o seu nome.

2408 Visualizações 1 Total
2408 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.