Gostaria de ser nosso colaborador?

É especialista em alguma das áreas de conhecimento presentes na nossa enciclopédia? Tem gosto pela escrita? Gostaria de ser editor numa enciclopédia em português, integralmente escrita por especialistas? Gostaria de partilhar conhecimento?

Se a sua resposta é sim, então envie-nos o seu CV para geral@knoow.net para que possamos analisar e enviar mais detalhes sobre a forma de colaboração.

 

Áreas para as quais procuramos especialistas:

  •  Biologia
  •  Economia
  •  História
  •  Medicina
  •  Medicina Veterinária
  •  Filosofia
  •  Sociologia
  •  Contabilidade
  •  Direito
  •  Mecânica
  •  Química
  •  Física
  •  Matemática

 

Copérnico

Quem foi Nicolau Copérnico

copernicoNicolau Copérnico (Torum – Prússia Real, 19 de fevereiro de 1473 – Frauenburgo – Prússia Real, 24 de maio de 1543) foi um astrónomo e matemático polaco, tornado célebre pela sua teoria heliocêntrica do Sistema Solar, em oposição à teoria vigente na altura que defendia que a Terra era o centro do Universo. Além de astrónomo, era também cónego da Igreja Católica e desenvolveu atividades na área da medicina e do direito.

Nascido no seio de uma família próspera de Toruń, nas margens do Vístula, na Polónia, Copérnico desde muito cedo se interessou pela astronomia. Estudou direito e medicina em Itália, tendo voltado à Polónia onde foi eleito cónego do capítulo da Catedral de Frauenburgo, muito graças à influência do seu tio Lucas que era bispo de Ermland. Enquanto cónego, a principal função de Copérnico era servir como médico e secretário pessoal de Lucas, o que lhe deixava muito tempo para outras atividades como por exemplo a economia. Mas a sua atividade predileta era a astronomia, gosto que lhe vinha desde que comprara uma cópia das Tábuas Afonsinas escritas em Toledo durante o reinado de Afonso X, rei de Leão e Castela.

Como astrónomo amador, Copérnico foi ficando cada vez mais obcecado com o movimento dos planetas, tendo estudado obras astronómicas publicadas desde a antiguidade grega, incluindo a vasta obra de Ptolomeu. O movimento irregular dos planetas que tanto intrigava os astrónomos desde a antiguidade, tinham sido alvo de intensos trabalhos que os procuram explicar. Um dos trabalhos mais completos e complexos foi o de Ptolomeu que, sem abandonar a Teoria Geocêntrica (que considerava a Terra como o centro do Universo), arranjou uma série de artifícios extremamente complexos para explicar os movimentos irregulares dos planetas, nomeadamente ‘epiciclos’, ‘defentes’, ‘equantes’ e ‘excêntricos’. E a uma das grandes falhas do modelo de Ptolomeu (que resistiu por 14 séculos) e que chamou a atenção de Copérnico foi exatamente a sua grande complexidade.

Após intensa investigação e estudo de obras antigas, Copérnico escreve o seu primeiro trabalho (Commentariollus, em português ‘Pequeno Comentário’), escrito à mão e nunca formalmente publicado e que por volta de 1514 circulou por um número muito restrito de pessoas. Nesse trabalho, com apenas 20 páginas, Copérnico abalou um dos alicerces da astronomia com a ideia mais radical sobre o Universo em mais de 1000 anos: a ideia de que o Sol era o centro do Universo e não a Terra como defendia a Teoria Geocêntrica. No centro desta ideia (que se passou a chamar Teoria Heliocêntrica ou Heliocentrismo) estavam sete axiomas, nomeadamente:

  1. Os corpos celestes não têm um centro comum;
  2. O centro da Terra não é o centro do Universo;
  3. O centro do Universo está perto do centro do Sol;
  4. A distância entre a Terra e o Sol é insignificante quando comparada com a distância às estrelas;
  5. O movimento diário aparente das estrelas é o resultado da rotação da Terra sobre o seu próprio eixo;
  6. A sequência anual aparente de movimentos do Sol é o resultado da translação da Terra à volta do Sol; todos os planetas giram em torno do Sol;
  7. O movimento retrógrado aparente de alguns planetas é explicado meramente pela nossa posição como observadores numa Terra móvel.

Consciente do problema religioso que as suas conclusões provocariam, apenas em 1540 permitiu a difusão sumária impressa da sua teoria. As ideias de Copérnico, expostas completamente em 1543, confirmadas matemática e experimentalmente por Galileu e por Kepler, constituem um dos grandes pontos de viragem na história do pensamento humano.

562 Visualizações 4 Total
562 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo