Gostaria de ser nosso colaborador?

É especialista em alguma das áreas de conhecimento presentes na nossa enciclopédia? Tem gosto pela escrita? Gostaria de ser editor numa enciclopédia em português, integralmente escrita por especialistas? Gostaria de partilhar conhecimento?

Se a sua resposta é sim, então envie-nos o seu CV para geral@knoow.net para que possamos analisar e enviar mais detalhes sobre a forma de colaboração.

 

Áreas para as quais procuramos especialistas:

  •  História do Brasil
  •  História de Angola
  •  História de Moçambique
  •  Medicina
  •  Medicina Veterinária
  •  Filosofia
  •  Sociologia
  •  Contabilidade
  •  Direito
  •  Mecânica
  •  Química
  •  Física
  •  Matemática

 

Cientista

Descrição do conceito de cientista, as principais características que tornam alguém cientista, assim como uma pequena lista com os cientistas mais famosos..

Cientista – conceito

Cientistas

Cientista

Cientista é um individuo cuja profissão é obter conhecimento numa determinada área das ciências. Um cientista uso como principal método de trabalho o método cientifico, isto , trabalha de forma sistemática para obter uma conclusão valida para a hipótese com que iniciou o seu trabalho.

Atualmente os cientistas são especialistas numa ou duas áreas diferentes, no entanto, nos primórdios das ciências, os cientistas tinham que ser especialistas em varias áreas do conhecimento pois trabalhavam geralmente sozinhos.

Os primeiros cientistas:

Inicialmente os cientistas também podiam ser designados por filósofos naturais ou homens da ciência, visto a filosofia e a ciência se encontrarem muito próximas, mas com o avanço da tecnologia e com isso o avanço do conhecimento estas duas dimensões do pensamento foram-se afastando.

O termo cientista surge no século XIX, para designar uma pessoa que estuda a natureza, no entanto, só muito mais tarde é que este termo se torna popular, sendo comum o cientista designar-se antes pela área que estudava.

Com o avançar da ciência, o termo tornou-se menos generalista, sendo atribuído apenas aos indivíduos que utilizava o método cientifico como principal método de trabalho.

O que fazem os cientistas?

Um cientista tem como principal função procurar respostas para determinadas perguntas, como por exemplo, porque morrem as células. A resposta a essas perguntas é obtida através da realização de pesquisas, sejam estas bibliográficas, seja pesquisas laboratoriais.

Os cientistas utilizam a lógica, o raciocínio para analisar os dados que vão obtendo com as suas pesquisas de forma a obterem uma melhor compreensão do mundo que os rodeia, podendo para isso analisar diversas dimensões, como a matemática, a física, a biológica, entre outras.

Os resultados de uma pesquisa cientifica tem que ser empíricos,isto é, têm que ser passiveis de ser contestados e constatados por outros cientistas da mesma área. Os resultados obtidos têm que poder ser reproduzidos utilizando o mesmo método usado inicialmente, se tal não ocorrer, esse resultados não podem ser considerados validos.

Principais áreas de intervenção dos cientistas:

Atualmente os cientistas não se limitam apenas a estudar a natureza, mas fazem-no utilizando diversas outras disciplinas, como por exemplo a física, a química e a geografia.

As principais áreas de intervenção dos cientistas são as ciências da natureza como a Biologia e as suas diversas áreas (Botânica, Zoologia, Ecologia, Microbiologia …), a Matemática, a Geografia, a Física, a Química, entre muitas outras áreas.

Os cientistas são mais vocacionados para a obtenção de um conhecimento teórico, ou pelo menos relacionados como os princípios gerais do funcionamento da natureza, sendo estes muitas vezes confundidos com os engenheiros cujo interesse prende-se com um conhecimento mais pratico e aplicável ao dia a dia.

As suas motivações:

Um individuo torna-se cientista por muitas e variadas razões, podendo ou não ser educação superior, um cientista tenta sempre descobrir mais sobre uma determinada área do conhecimentos à sua escolha.

O motivo da escolha é pessoal e varia de individuo para individuo. Alguns cientistas esperam apenas conhecer mais, aprender mais, descobrir como o mundo funciona. Enquanto outros estão preocupados em descobrir a cura para certas doenças ajudando assim a salvar centenas se não milhares de pessoas.

Independentemente das suas motivações pessoais e os locais que utilizam para as atingir, pois alguns cientistas trabalham a nível industrial, já outros trabalham em laboratórios universitários ou para grandes empresas, um cientista não o faz para adquirir riqueza pessoal.

Principais cientistas:

Diversos cientistas ao longo dos séculos contribuíram para os conhecimentos sobre o mundo que temos hoje, enquanto outros continuam a produzir conhecimento diariamente. Segue uma pequena lista com alguns dos cientistas mais influentes:

  • Leonardo Da Vinci (1452- 1519)

  • Nicolau Copérnico (1473- 1543)

  • Galileu Galilei (1564-1642)

  • Nicola Tesla (1856 – 1943)

  • Marie Curie (1867 – 1934)

  • Albert Einstein (1879 – 1955)

  • Alexander Flaming (1881 – 1955)

  • Lynn Margulis (1938- 2011)

  • Stephen Hawking (1942 – )

  • Michio Kaku (1947 – )

  • Neil de Grasse Tyson (1958 – )

Muitos outros cientistas se destacaram nas suas áreas de especialização e contribuíram enormemente para o mundo em que vivemos e todos os dias se formam novos cientistas que têm em seu poder a chave para mudar o mundo, o conhecimento.

108 Visualizações 1 Total

References:

(2009). Profissão: cientista. INSTITUTO CIÊNCIA HOJE. Artigo online. Consultado em: Novembro 20, 2017, em http://www.cienciahoje.org.br/noticia/v/ler/id/2795/n/profissao

(2014). Profissão cientista . FIOCRUZ – Fundação Oswaldo Cruz. Observatório Juventude, Ciência e Tecnologia. Rio de Janeiro, Brasil. Artigo online. Consultado em: Novembro 20, 2017, em http://www.juventudect.fiocruz.br/carreiras-cientificas/profissao-cientista

Boon, Sarah (2015). What is a scientist? Canadian Science Publishing. Online article. Consultado em: Novembro 20, 2017, em http://www.cdnsciencepub.com/blog/what-is-a-scientist.aspx

Scientists. FAMOUS PEOPLE. Consultado em: Novembro 20, 2017, em https://www.thefamouspeople.com/scientists.php

108 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo