Átomo (Conceito, Significado, O que é)

Conceito de Átomo: Etimologicamente, a palavra átomo deriva do Grego atomos que significa indivisível. Enquanto a ciência…

Conceito de Átomo

Etimologicamente, a palavra átomo deriva do Grego atomos que significa indivisível. Enquanto a ciência, nomeadamente a física e a química moderna, retomou o antigo conceito de átomo para designar os elementos básicos que constituem a estrutura molecular da matéria, a filosofia (nomeadamente a antiga doutrina do atomismo) atribui ao átomo o significado de elemento material primitivo e cujas diversas combinações formam as coisas e os seres.

Átomo no âmbito da Ciência

No âmbito da ciência termo átomo designa a mais pequena partícula de um elemento que conserva todas as suas características (que não as macroscópicas). Por exemplo, cada partícula de pó de ferro continua a ser ferro. Se cada cada uma dessas partículas se continuar a dividir noutras partículas muito mais pequenas, chegar-se-ia ao átomo de ferro, as menores partículas que continuam a ser ferro.

Os átomos são constituídos por um núcleo e por uma nuvem de electrões (ou camada electrónica). Enquanto a camada electrónica é constituída exclusivamente por electrões, o núcleo é constituído por protões, neutrões entre outras partículas estudadas no âmbito da física quântica.

1437 Visualizações 1 Total
1437 Visualizações

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo