Ano-Luz (Conceito, Definição, Significado, O que é)

Conceito de Ano-Luz: A expressão Ano-Luz designa a distância percorrida, no vácuo, pela luz num ano e é igual a 9,46 x 1015 metros (o que equivale a cerca de…

Conceito de Ano-Luz

A expressão Ano-Luz designa a distância percorrida, no vácuo, pela luz num ano e é igual a 9,46 x 1015 metros (o que equivale a cerca de 300 mil km por segundo, ou mais exatamente 299.792,458 km/s). É uma unidade de medida muito utilizada na medição das grandes distâncias no Espaço. Ano LuzPor exemplo, a estrela mais próxima do Sol (a Próxima Centauri) está a aproximadamente 4,24 anos-luz de distância, a estrela mais brilhante do céu (a Sírius) está a cerca de 8,58 anos-luz e a nossa galáxia (a Via Láctea) tem cerca de 100 mil anos-luz de diâmetro. Uma implicação interessante da velocidade da luz ser finita, é o facto de que quando olhamos uma estrela ou qualquer outro objecto astronómico distante não o estamos a observar como é exactamente nesse momento mas como era quando a luz partiu dele – por exemplo, se olharmos para Andróeda, a galáxia mais próxima de nós, não a estamos a ver como é hoje mas sim como era há 2,54 milhões de anos luz, ou seja há tantos anos como aqueles que a luz dela proveniente demorou a chegar até nós.

A primeira estimativa para o cálculo da velocidade da luz foi efetuado pelo o dinamarquês Olaf Roemer (1644 – 1710) ao observar o atraso com que, depois de se ter eclipsado, surgia uma das luas de Júpiter em momentos diferentes do ano. Através de cálculos matemáticos, Olaf Roemer concluiu que a velocidade da luz era finita e tinha uma velocidade de cerca de 300 mil km por segundo. Posteriormente foram realizadas diversas outras medições, tendo-se chegado a valores mais exatos mas não muito distantes dos cálculos de Roemer.

Outras medidas utilizadas para grandes distâncias:

Além do ano-luz, existem outras medidas utilizadas para medir grandes distâncias no universo. Por exemplo para medir a distância entre objetos celestes dentro do sistema solar, é habitual utilizar a distância média entre a Terra e o Sol como referência, designando-a por ‘unidade astronómica (UA)’, correspondendo a cerca de 150 milhões de km. Assim, enquanto a distância da Terra ao Sol é 1 UA, a distância de Júpiter, por exemplo será de 5,2 UA, ou seja, está 5,2 mais distante do Sol do que a Terra. Esta medida torna-se contudo ineficiente para medição de distâncias entre estrelas ou entre galáxias.

Outra unidade de medida muito utilizada, em especial nos meios científicos e o parsec, que 1” (1 segundo de arco), numa medição por paralaxe e corresponde a cerca de 3,08567758 × 1016 metros, ou 3,26156 anos-luz.

1491 Visualizações 3 Total
1491 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.