Andrei Sakharov

Quem foi Andrei Sakharov

Andrei Sakharov (Moscovo, 21 de maio de 1921 – Moscovo, 14 de dezembro de 1989) foi um físico nuclear soviético e um dos cientistas que mais contribuiu para o fabrico da primeira bomba de hidrogénio da União Soviética. A defesa pelos direitos humanos e pelas liberdades civis colocou-o em oposição ao poder político soviético levando a que, em 1970, criasse a secção soviética da Amnistia Internacional. Pela sua atuação em defesa dos direitos humanos, foi agraciado com o Prémio Nobel da Paz em 1975 mas foi impedido de se deslocar a Oslo para o receber.

Embora tivesse mantido durante muito tempo os privilégios de que gozava enquanto cientista, foi obrigado a viver entre 1980 e 1986 em Gorki, tendo voltado a Moscovo apenas após a chegada de Gorbatchov ao poder.

O Prémio Sakharov, atribuído anualmente pelo Parlamento Europeu a pessoas e organizações dedicadas aos direitos humanos e liberdades, é nomeado em sua honra.

166 Visualizações 2 Total
166 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo