Anã Vermelha (Conceito, Definição, Significado, O que é)

O que é uma Anã Vermelha: Uma Anã Vermelha é uma estrela de pequena massa (entre 7,5% e 50% da massa do Sol) e constituem a maioria das estrelas existentes na…

O que é uma Anã Vermelha

Uma Anã Vermelha é uma estrela de pequena massa (entre 7,5% e 50% da massa do Sol) e constituem a maioria das estrelas existentes na Via Láctea (estima-se que representem cerca de 75% do total de estrelas existentes). Apesar do seu grande número, devido ao seu fraco brilho poucas são visíveis a olho nu.Anã-Vermelha

Devido à sua pequena massa, a energia é produzida a um ritmo muito mais lento do que em estrelas de maior massa, sendo a sua temperatura e o seu brilho também muito mais fraco (em alguns casos não vai além de 1/10000 da luminosidade do Sol).

Pelo facto de a densidade interior ser relativamente elevada quando comparada com a temperatura, a opacidade e muito elevada pelo que a radiação se torna muito difícil. Por este motivo, o transporte de energia do interior da estrela para a sua periferia faz-se por convecção. Desta forma, e ao contrário do que acontece em estrelas de maior massa, o hélio não se aglomera no seu núcleo permitindo assim queimar uma maior proporção do seu hidrogénio.

O ritmo de fusão mais lento associado a uma maior proporção de hidrogénio convertido em hélio permite que estas estrelas tenham uma vida muito longa, podendo chegar às centenas de milhões de anos, muito mais do que a idade estimada do Universo.

28 Visualizações 1 Total
28 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.