Ampère, André Marie

Apresentação da vida e obra de André Marie Ampère – Nascido em 1775, na cidade de Lion em França, André Marie Ampére tornou-se célebre pelos (…)

Biografia de André Marie Ampère  (1775-1836)

Nascido em 1775, na cidade de Lion em França, André Marie Ampére tornou-se célebre pelos seus contributos para o estudo do electromagnetismo. Foi professor de física, química e matemática na sua cidade natal e em Bourg. A grande reputação como professor e como investigador leva a que alguns anos mais tarde seja convidado para leccionar na Escola Politécnica de Paris. Aí ensina matemática e mecânica juntamente com Cauchy e trabalha em equações diferenciais, teoria dos jogos e geometria analítica. Em 1814 é eleito membro da Academia das Ciências francesa.

Com base na descoberta do dinamarquês Hans C. Orsted em 1820 de que a agulha de uma bússula era desviada por um fio atravessado por uma corrente eléctrica, Ampère realiza novas experiências com correntes e campos magnéticos e dá novas explicações para o fenómeno, demonstrando que actuam forças magnéticas entre fios atravessados por corrente eléctrica. Estas experiências e as teorias do electromagnetismo a partir delas formuladas vieram permitir também a construção de um grande número de aparelhos electromagnéticos, entre os quais o galvanómetro, o telégrafo e o electroíman.

Outro importante contributo de Ampére para a ciência foram as suas investigações em óptica, tendo defendido, juntamente com Fresnel, a teoria ondulatória da luz em oposição à teoria corpuscular defendida por Laplace e Biot.

Principais obras científicas

  • Considerações sobre a Teoria Matemática do Jogo
  • Teoria dos Fenômenos Eletrodinâmicos
  • Ensaio sobre a Filosofia das Ciências
  • Coleção de Observações Electrodinâmicas
  • Teoria Precisa dos Fenómenos Electrodinâmicos
716 Visualizações 1 Total
716 Visualizações

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo

Flag Counter