Aglomerado Coma

Apresentação do Aglomerado Coma

Aglomerado Coma (Fonte: NASA)

Aglomerado Coma é a designação dada a um aglomerado de milhares de galáxias situado a uma distância da Via Láctea de aproximadamente 300 milhões de anos-luz e com uma extensão de vários milhões de anos-luz.

Este aglomerado apresenta algumas características que o tornam muito diferente da maioria dos aglomerados conhecidos. No Aglomerado Coma a maioria das galáxias são elípticas, sem estrelas novas, quentes e azuis. Por outro lado, o conteúdo estelar identificável do aglomerado atinge apenas cerca de 2% da sua massa dinâmica. Além disso, descobriu-se que uma fracção substancial (cerca de 10%) da massa total do aglomerado está na forma de gás quente emitindo raios X. Assim, o conteúdo total sob a forma de matéria luminosa é de apenas 12% da sua massa total. Os restantes 88% da sua massa são (pelo menos por enquanto) invisíveis e a sua natureza tem sido alvo de grande especulação.

Apesar de raros, são conhecidos no universo diversos outros aglomerados de galáxias similares ao Aglomerado de Coma.

.