Aerodinâmica (Conceito, Definição, Significado, O que é)

Conceito de Aerodinâmica: O termo Aerodinâmica designa um ramo da mecânica de fluídos que estuda as forças devidas ao movimento relativo de fluídos gasosos ou…

Conceito de Aerodinâmica

O termo Aerodinâmica designa um ramo da mecânica de fluídos que estuda as forças devidas ao movimento relativo de fluídos gasosos ou líquidos (geralmente o ar, embora possa Aerodinâmicaser qualquer outro gás ou líquido) e corpos sólidos. Apesar dos estudos formais sobre aerodinâmica remontarem ao século XVIII, foi com os esforços direcionados para o vôo de objetos mais pesados do que o ar levados a cabo a partir de finais do século XIX que a aerodinâmica e o seu estudo ganhou grande desenvolvimento. Além da aplicação na aeronáutica, os estudos de aeronáutica foram também imprescindíveis no desenvolvimento de automóveis e outros meios de transporte terrestres menos resistentes ao ar e simultaneamente mais estáveis. Para isso recorreu-se a complexos modelos matemáticos, aproximações empíricas, experimentações em túneis de vento e simulações de computador. Nos últimos anos, com a acumulação de conhecimento e com o desenvolvimento crescente da capacidade de processamento informático, os estudos têm-se centrado em questões como os fluxos compressíveis, a turbulência e as camadas de limite.

Conceitos fundamentais da aerodinâmica

São três as forças básicas que atuam na aerodinâmica: o impulso, o arrasto e a sustentação. O impulso é a força que fornece movimento o objeto, enquando o arrasto e a sustentação são as designadas forças aerodinâmicas. No caso do arrasto, corresponde à  força de resistência gerada quando um objeto se move no fluído, a qual aumenta proporcionalmente à velocidade e à forma do objeto. Quanto maior for a capacidade do objeto de enfrentar a resistência, maior é a sua capacidade aerodinâmica. Relativamente à sustentação, esta é a força aerodinâmica que se opõe ao peso do objeto permitindo que este se eleve e mantenha no ar. Esta força pode ser invertida, levando a aumentar a força exercida no solo (como acontece, por exemplo, num carro de Fórmula 1).

Qualquer uma destas forças está dependente da forma do objeto e das propriedades do designado campo de fluxo, nomeadamente a velocidade do fluxo, a pressão, a densidade, a temperatura e a viscosidade, as quais podem ser funções da posição e do tempo.

54 Visualizações 1 Total
54 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.