Charles Greesley Abbot

Biografia de Charles Abbot, astrofísico que passou grande parte da sua vida dedicado ao estudo da distribuição da energia no espectro solar.

Biografia de Charles Greesley Abbot (1872-1973)

Charles-Greeley-AbbotCharles Greesley Abbot (Wilton, New Hampshire, 31 de maio de 1873 — Washington D.C., 17 de dezembro de 1973) foi um dos mais importantes astrofísicos norte-americanos do séc. XX. Após a sua graduação no MIT foi trabalhar como ajudante no Observatório Astrofísico Smithsoniano de Washington e em 1907 é nomeado director desse mesmo observatório. Ao longo das três décadas seguintes dedicou-se ao estudo da distribuição da energia no espectro solar, tendo investigado a constante solar de radiação (total de energia que atinge o limite superior da atmosfera na superfície de 1cm², perpendicularmente aos raios solares e durante um minuto) e o ciclo das manchas solares. Foi com base nestas pesquisas que Abbot fez importantes invenções tais como o fogão solar, a caldeira solar, a energia solar e outras baseadas na energia solar.

Em 1913, e após mais de três anos de recolha diária de dados, estabelece uma relação entre as temperaturas terrestres e a radiação electromagnética do Sol.

Algumas das suas obras de maior relevo são:

  • The earth and the stars
  • The Sun
  • The Sun and the Welfare of Man
  • Adventures in the World of Science
564 Visualizações 1 Total
564 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo