Sistema Turístico

Entende-se por sistema todo o conjunto de elementos que inter-relacionados, coordenados de forma unificada e organizada contribuem para alcançar determinados objectivos. Estes sistemas podem ser abertos ou fechados. São sistemas fechados os que não revelam nenhuma acção do exterior, enquanto sistemas abertos são aqueles que são influenciados pelo mundo exterior implicando, pelo menos, um acto proveniente do exterior que assegura a sua manutenção.
No que concerne o turismo, este apresenta-se como um sistema, ou seja, como um conjunto de elementos que estabelecem conexões interdependentes entre si de carácter funcional e espacial como por exemplo as zonas de proveniência dos visitantes, as suas zonas de destino e todas as actividades que produzem os bens e serviços turísticos. Este conjunto é assim, constituído por agregados subsistemas que se decompõem em vários elementos interdependentes e que formam estruturas internas.
O sistema funcional do turismo, ou seja, todo o conjunto de elementos que determinam o funcionamento do turismo e que constituem a base do seu desenvolvimento, assenta na oferta e na procura. Assim sendo, posso definir procura turística como todo o conjunto de bens e serviços que os visitantes de um determinado local adquirem num dado momento, ou seja, todo o conjunto de bens e serviços que as pessoas adquirem para realizar as suas viagens. Por seu turno, por oferta turística, considera-se o conjunto de todas as facilidades, bens e serviços adquiridos ou utilizados pelos visitantes assim como todos aqueles que foram criados com o fim de satisfazer as suas necessidades e postos à sua disposição, e assim como todos os elementos naturais ou culturais que concorrem para a sua deslocação.
Assim sendo, a procura turística tem origem no subsistema constituído pelas zonas emissoras com toda a complexidade de situações que concorrem para a criação e condicionamento das correntes turísticas e para o seu crescimento. Por sua vez, a oferta turística é constituída por destinos, meios de deslocação que permitem que a procura desfrute da oferta, as entidades que produzem os bens e serviços que satisfazem as necessidades dos turistas, as entidades que garantem os mecanismos de funcionamento e administração e os meios que influenciam e orientam a procura.
Apesar de diversificadas em relação ao seu conteúdo e objectivos todas elas são essenciais ao funcionamento do sistema turístico e o desequilíbrio em alguma delas, influenciam todo o sistema. Concluindo, poderei assim dizer que são várias as entidades que intervêm no sistema turístico, pertencentes quer ao sector público quer ao sector privado, pelo que será de extrema importância a coordenação entre ambos.

4077 Visualizações 16 Total
4077 Visualizações

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo