Centros de Formação

Serviços de Centros de Formação

Os serviços de formação prestados por Centros de Formação Profissional são extremamente diversificados em termos de temáticas e podem assumir diversas formas de organização. Existem empresas independentes prestadoras de serviços de consultadoria e que desenvolvem também serviços de formação como complemento; outros centros de formação estão associados a associações empresariais, associações profissionais ou mesmo a sindicatos e desenvolvem formação especificamente para os seus associados; por vezes são criados também centros de formação no interior de algumas instituições de maior dimensão e que promovem cursos exclusivamente para os seus colaboradores e parceiros; existem ainda os centros de formação pertencentes ao instituto do emprego e formação profissional e os centros de formação pertencentes a instituições de ensino básico e secundário e do ensino superior.

Além da organização e execução da formação profissional propriamente dita, alguns centros de formação estão também preparados para efectuarem diagnósticos de necessidades de formação e para efectuarem a avaliação posterior do impacto da formação no desempenho profissional dos formandos.

A formação profissional pode ser intra ou inter-empresas. No caso da formação intra-empresas, os programas de formação são estruturados e concebidos mediante as carências específicas de uma entidades e orientada para as necessidades concretas de formação profissional dos seus colaboradores. Quanto à formação inter-empresas, são tidos em conta os interesses e necessidades detectados e manifestados por um conjunto de entidades e a formação é dirigida para esse conjunto de entidades.

A formação profissional pode revestir modalidades diferenciadas, tais como de iniciação, qualificação, aperfeiçoamento, reconversão e especialização. A iniciação profissional e a qualificação constituem em geral modalidades de formação profissional inicial; a formação profissional contínua abrange não só a qualificação mas também o aperfeiçoamento, a reconversão e a especialização.

Poderão ainda ser distinguidas diversas formas de organização, nomeadamente a formação presencial, a formação à distância (por exemplo, com o recurso à Internet) e formas de organização mistas.

270 Visualizações 1 Total
270 Visualizações

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo