Centros de Explicações

Serviços de Centros de Explicações

A actividade de serviços de centros de explicações, integrada no CAE (Código das Actividades Económicas), segundo a nomenclatura utilizada pelo INE, número 85600 (actividades de serviços de apoio à educação), consiste num tipo de serviços prestados a particulares e inclui diversos tipos de actividades, nomeadamente: as explicações propriamente ditas e o estudo acompanhado, muitas vezes complementadas com diverso tipo de actividades lúdico-pedagógicas. Alguns centros de explicações oferecem também outro tipo de serviços complementares da área da psicologia tais como serviços de apoio psico-pedagógico, orientação vocacional e a avaliação, despiste e remediação de dificuldades específicas de aprendizagem: dislexia, disgrafia, disortografia, discalculia, défice de atenção e concentração, hiperactividade, entre outras.

Actividades desenvolvidas pelas empresas de serviços de explicações:

  • Explicações: as explicações consistem no apoio prestado por um professor/explicador ao estudante em temas da matéria onde este sinta mais dificuldades. Podem ser individuais ou em grupo. Esta actividade pode incluir também a preparação para exames.
  • Estudo acompanhado: esta actividade visa fundamentalmente, desenvolver a capacidade de organização do estudo diário e a implementação de atitudes que favoreçam uma crescente autonomia e eficácia, e em consequência, a melhoraria do aproveitamento escolar. Para isso são colocadas à disposição salas de estudo, onde os alunos são acompanhados, quer no estudo, quer na realização dos trabalhos de casa com o apoio de professores qualificados.
  • Actividade lúdico-pedagógicas: consistem em actividades que procuram promover o sucesso escolar do aluno. Para isso são disponibilizadas salas de leitura, bibliotecas, salas de informática com acesso à Internet e a programas didáctico-pedagógicos tais como dicionários, gramáticas, enciclopédias, etc. São também promovidas actividades e Workshops  tais como expressões plásticas, musicais, dramáticas, ciência viva, etc.
  • Apoio psico-pedagógico: tem como objectivo ajudar a criança ou o adolescente a minimizar as suas dificuldades e a permitir que tire o máximo rendimento das suas capacidades, optimizando todas as suas potencialidades. Para isso, é geralmente efectuada uma avaliação dos processos de aprendizagem de modo a perceber-se como é que o aluno aprende e constrói o seu conhecimento. Consoante a causa de insucesso encontrada é efectuado um encaminhamento apropriado e delineado um programa de intervenção direccionada.
  • Orientação vocacional: Tem como objectivo ajudar os jovens a tomar as decisões mais acertadas em termos vacacionais e até mesmo profissionais, de acordo com os seus gostos, capacidades e perfil psicológico.
2244 Visualizações 4 Total
2244 Visualizações

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo