Qualidade

Qualidade (s.f.) – proveniente do latim qualitate, é uma característica de um indivíduo ou objeto e significa:  superioridade, excelência, carácter, índole, atributo, valor, modalidade, virtude, talento.

É um conceito, indubitavelmente, relacionado com as necessidades, as perceções e os resultados do homem, sendo que são vários os fatores que influenciam essa mesma perceção do conceito. São exemplos: o tipo de produto ou de serviço ou mesmo a cultura.

No que aos serviços oferecidos pelo mercado diz respeito, o conceito de Qualidade é utilizado para atribuir a excelência a esse mesmo serviço/produto, sendo observado de duas perspetivas distintas: a do mercado e a do cliente.  Trata-se, desta forma, de um termo multidimensional. É assim, repleto de dimensões e logo, difícil de se determinar uma única definição do mesmo, podendo o próprio cliente não conseguir indicar quais as características que tornam um produto/serviço de qualidade.

Do ponto de vista do mercado, a Qualidade é de extrema importância, não podendo ser tida em menor consideração. Deve ser definida de uma maneira objetiva, de fácil compreensão, sendo o resultado do apuramento feito para definir quais as necessidades e os requisitos dos clientes. São exemplos de requisitos que podem ser tidos em conta no processo de compra: cor, resistência, altura, peso, durabilidade, rapidez do atendimento, tempo de entrega, eficácia do serviço, entre outros.

Ao conceito de Qualidade juntam-se outros que assumem um papel preponderante. São eles: Controle da Qualidade, Garantia da Qualidade e Gestão da Qualidade.

É ao Instituto Português da Qualidade (IPQ) que cabe a liderança do desenvolvimento desta, através do Sistema Português de Qualidade, tendo como objetivos garantir a competitividade nas necessidades e expetativas do cliente, assegurando para tal que a legislação é aplicada através de requisitos legais, bem como regulamentares e ainda através das orientações provenientes da Tutela. Refira-se que o Sistema de Gestão da Qualidade foi implementado segundo a Norma NP EN ISO 9001:2008.

O IPQ é uma instituição de cariz público que resulta da lei aprovada pelo Decreto-Lei 71/2012, de 21 de março, alterado pelo Decreto-Lei n.º 80/2014, de 15 de maio, tendo como missão coordenar o Sistema Português de Qualidade (SPQ), bem como de outros sistemas de qualificação. São funções do IPQ: gerir, coordenar e desenvolver o Sistema Português de Qualidade, com vista à melhoria dos produtos, dos serviços e da qualificação de pessoas, no que à Qualidade diz respeito. Cabe, ainda, ao IPQ elaborar as normas portuguesas, mantendo-as atuais e ajustando-as à legislação seguindo as normas europeias.

No que à Instituição Nacional de Metrologia concerne, é função do IPQ realizar com rigor e exatidão as medições que sejam efetuadas, assim como a manutenção e o desenvolvimento dos padrões das unidades de medida e tem, ainda, como responsabilidade fazer cumprir os procedimentos provenientes das diretivas comunitárias e o processo de notificação das normas.

São princípios do IPQ, a Credibilidade , a Transparência, da Horizontalidade, da Universalidade, da Coexistência, da Descentralização e da Adesão livre, aplicando procedimentos que são reconhecidos a nível internacional.

Neste âmbito assegura a representação de Portugal em algumas instituições tanto europeias como internacionais. São elas:  o European Committee for Standardization (CEN), no European Committee for Electrotechnical Standardization (CENELEC), na International Electrotechnical Commission (IEC), na Conference General des Poids et Mésures (CGPM), na International Organization for Legal Metrology (OIML) e na International Organization for Standardization (ISO).

A ISO tem como função aprovar as normas internacionais em campos específicos, áreas técnicas, classificações de países, entre outros. Ressalve-se a importância das ISSO 9000 que se tornaram oficiais a partir de 1987, um conjunto de regras que se encontram relacionadas com a implementação e desenvolvimento do Sistema de Gestão da Qualidade.

São exemplos de normas ISO 9000: ISO 9001, ISO 9004, ISO 19011.

No Brasil, encontram-se associadas à Associação Brasileira de Normas e Técnicas (ABNT), formando a sigla ABNT NBR ISO 9000. Este conjunto de normas apresentado é aplicável em instituições que pretendam a gestão da Qualidade, deter a confiança dos fornecedores, etc.

754 Visualizações 2 Total

References:

http://gestao-de-qualidade.info/iso-9000.html

http://www1.ipq.pt/PT/IPQ/Pages/IPQ.aspx

http://www1.ipq.pt/PT/Normalizacao/Pages/Normalizacao.aspx

 

754 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo