Mindshare

Mindshare, (de tradução a portuguesa com, presença mental) é um termo de origem inglesa, adoptado a um nível internacional no marketing, para designar a um parâmetro que mede a quantidade ou percentagem de pessoas que pensam  numa determinada marca o produto, quando lhe mencionamos uma categoria ou tipo de produtos.

Mindshare

Mindshare – valor da marca

O mindshare é uma abordagem de medida da forma como consumidores pensam sobre determinadas marcas em uma categoria de produto. Se um consumidor pensa na marca X com mais frequência do na marca Y, na hora de comprar um champô, por exemplo, significa que a marca X alcançou um mindshare maior que a marca Y.

Um dos objectivos mais importantes para as equipas de marketing é construir e proteger o mindshare das marcas, através de um posicionamento e comunicação eficaz.

Se uma marca tem um alto mindshare no consumidor concreto, significa que essa marca tem valor de marca para ele.

Na perspectiva do consumidor, a análise do valor da marca baseia-se no conhecimento e impacto que a marca alcança na sua mente, fazendo muitas vezes com que, durante o processo de decisão de compra esta o “influencie”. Ao deixar-se influenciar o consumidor reduz a procura de informação, permitindo assim, limitar a realização de novas avaliações, de outras marcas alternativas, ou se as realizar, o faz com um número restrito de marcas, pelo simples facto de sentir a segurança necessária, na marca que normalmente adquire.

No Marketing digital, mais propriamente nas estratégias de SEO, se compreende que um sitio ou pagina web com um alto mindshare, tem mais probabilidades de obter uma maior quantidade de links, que aquelas paginas que não possuem uma grande presença mental ou posicionamento nos resultados das paginas de procura.   Da mesma maneira que, se considera que os enlaces procedentes de paginas com um mindshare alto, são links de maior qualidade.

75 Visualizações 1 Total

References:

AAKER, David A. Criando e administrando marcas de sucesso. Futura. São Paulo, 1996

CHURCHILL, Gilbert A. Jr; PETER, J. Paul. Marketing: criando valor para os clientes. 1.ed. Saraiva. São Paulo, 2005

KOTLER, Philip. Marketing de A a Z: 80 conceitos que todo profissional precisa saber. 3. ed. Elsevier. Rio de Janeiro, 2003

TAVARES, M. C. Gestão de Marcas: construindo marcas de valor. Harbra. São Paulo, 2008

75 Visualizações

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo