Marketing Desportivo

Texto que explora os diferentes entendimentos de Marketing Desportivo, conceito pouco unânime mas cada vez mais importante para a realidade desportiva.

Antes de explorar uma definição para Marketing Desportivo, é importante referir que este conceito é relativamente recente e ainda não é linear entre os académicos e os profissionais da área. No entanto, é de acordo comum que, se o Marketing visa tornar um produto/serviço mais atraente aos olhos do seu público-alvo, o Marketing Desportivo visa a promoção de uma determinada marca, clube ou associação desportiva ou atleta com os mesmos fins. Contudo, no desporto existem caraterísticas únicas; como tal, é necessário que a estratégia de Marketing Desportivo perceba e saiba interpretar as necessidades do seu público, ou seja, os adeptos. O consumidor desportivo é tão emocional quanto exigente: tendo uma relação maioritariamente emotiva com o clube ou atleta em questão, são tão mais exigentes quanto maior o seu grau de envolvimento com o mesmo.

O Marketing Desportivo é tão mais importante quanto mais cresce o alcance e influência do desporto no dia a dia das pessoas: não só os clubes desportivos atingem um maior alcance graças às novas tecnologias, com conteúdos partilhados por todo o mundo, como a prática do desporto em si e o recurso ao desporto (tanto a prática como a visualização) se cimenta cada vez mais na sua vertente de entretenimento.

O Marketing Desportivo, sendo um conceito que ainda não atingiu o consenso académico, pode ser visto em duas vertentes: a estratégia de Marketing aplicada por associações/clubes desportivos e atletas; e a utilização do desporto por parte das marcas para criar uma relação com os consumidores (como, por exemplo, a associação frequente de marcas como a Adidas e a Nike a atletas de renome).

Uma característica muito importante do Marketing Desportivo reside na utilização do desporto como ferramenta da estratégia de Marketing, podendo ser esta utilização feita através de várias ações, tais como:

  • Patrocínios
  • Comercialização de merchandising
  • Gestão do espaço desportivo
  • Venda de serviços de comunicação
  • Venda de bilhetes e outros serviços associados ao evento
1822 Visualizações 1 Total
1822 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.