Comunicado de Imprensa

Um comunicado de imprensa é o veículo de comunicação entre o Jornalista e uma empresa ou entidade.

Os comunicados de imprensa, como o nome indica servem para se comunicar uma informação. Neste caso, o comunicado permite uma relação entre o Jornalista e uma determinada empresa ou entidade e é usado, por exemplo, para convidar a comunicação social para um evento que a empresa vai realizar. É a forma que a empresa tem de informar os Jornalistas do que irá acontecer num determinado dia, numa determinada hora e num determinado local, bem como informar sobre os intervenientes do evento. Geralmente os comunicados de imprensa são enviados para as redações dos meios de comunicação com dois ou três dias de antecedência ao evento e são elaborados por um assessor de imprensa ou por um relações públicas. É um veículo de comunicação essencial para as empresas hoje em dia e geralmente é enviado via email para as redações. Quanto à estrutura, o comunicado de imprensa é um texto é parecido com uma notícia pois contém um lead. Contém também um título apelativo parágrafos curtos, linguagem simples e direta e não deve exceder o limite máximo de uma página escrita. Começa sempre com a data e a cidade origem do comunicado e a primeira frase do texto deve deixar logo o leitor, no caso, o Jornalista, interessado pelo que lê. O desenvolvimento deve ser conciso mas direto e resumir todo o conteúdo do comunicado como por exemplo data de um evento, divulgação de um produto ou um plano, de uma promoção, etc.

Um dos pontos mais importantes na elaboração de um comunicado de imprensa é que quanto mais noticiável for um comunicado mais são as hipóteses de ele ser selecionado pelo Jornalista e publicado diretamente no meio de comunicação que representa. OS Jornalistas são pessoas extremamente ocupadas e ao receber um comunicado de imprensa bem estruturado, com conteúdo interessante e direto aos assuntos mais importantes, vão aproveitar as informações e a forma como o assessor as organizou – de acordo com os ideais da sua empresa –  para difundir ao público. Assim, cumpre-se o papel e o objetivo de um assessor e de um comunicado de imprensa: não só divulgar um evento ou produto como também o divulgar à sua maneira. Por algum motivo os melhores assessores são pessoas que já trabalharam em Jornalismo e que já sabem exatamente os pontos mais importantes a reter de um comunicado, daí escreverem-no com maior facilidade.

Por fim, para otimizar custos e também tempo da empresa, o comunicado deverá conter hiperligações para a página do produto, por exemplo. Vídeos demonstrativos do produto, uma antevisão do evento. Além disso o comunicado deverá também conter o contacto da empresa ou do assessor, a morada e o website da empresa.

39 Visualizações 1 Total
39 Visualizações

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo

Flag Counter