Assessoria de Comunicação

A Assessoria de Comunicação estabelece uma relação entre uma personalidade individual ou uma entidade coletiva e o público em geral que assiste e obtém informação através dos meios de comunicação social

A assessoria de comunicação subdivide-se em três grandes grupos de trabalho explorados de seguida:

  • A Assessoria de Imprensa
  • A Publicidade e a propaganda
  • As Relações Públicas

A assessoria de comunicação é usada por empresas privadas, empresas públicas do estado, pelo governo, pelas autarquias, pelos sindicatos, pelos partidos políticos, por clubes desportivos, por organizações não-governamentais ou por pessoas individuais que pretendam divulgar os seus produtos e promovê-los para o seu público-alvo.

  • A Assessoria de Imprensa:

A assessoria de imprensa é um ramo da assessoria de comunicação que trabalha com informações jornalísticas e tem, por isso, uma estreita relação com o Jornalista. A assessoria de imprensa está a cargo de um assessor de imprensa que além de trabalhar as informações jornalísticas e estar estreitamente ligado aos jornalistas e à comunicação social também elabora comunicados de imprensa e procura controlar – aumentar ou diminuir – o fluxo de informação que é veiculada até aos meios e comunicação social que a vão difundir. Assim sendo, a assessoria de imprensa e o assessor de imprensa têm como função: Criar uma relação sólida e de confiança com os representantes dos meios de comunicação social para serem assim considerados fontes de informação fidedignas, respeitadas e procuradas; Têm o dever de organizar a informação relacionada com a pessoa ou empresa que estão a assessorar para manter a boa imagem e reputação junto da comunicação social e consequentemente junto do público; Uma das funções mais importantes do assessor é aproximar os meios de comunicação social da realidade do seu assessorado ou da empresa, ou seja, aproximar dos conteúdos mais relevantes e com mais interesse público por exemplo através do convite para eventos que a empresa esteja a desenvolver.

  • A Publicidade e a Propaganda:

Para o sistema de publicidade e propaganda de uma personalidade ou empresa coletiva ser eficaz é necessário ter em conta os pressupostos do plano estratégico de comunicação, as características do assessorado, o contexto em que a divulgação e promoção são feitas e os seus destinatários. Para isso são elaboradas campanhas publicitárias seja em anúncios de jornal, revistas, spots e jingles radiofónicos ou em canais de televisão, em cartazes, em outdoors, emails, sms ou distribuição de press kits com brindes promocionais e de exemplo para promoção dos produtos.

  • Relações Públicas:

As relações públicas são outro ramo da assessoria de comunicação. Neste caso as relações públicas são a parte responsável pelo relacionamento da empresa, instituição pública ou entidade singular com os seus públicos seja de forma interna – no caso de uma empresa o relacionamento com colaboradores e funcionários – e de forma externa com o público-alvo correspondente. Geralmente a parte das relações públicas é da responsabilidade de um profissional formado em marketing e comunicação ao qual se dá o nome de Relações Públicas (RP – a profissão). O trabalho do RP numa empresa passa por divulgação através de jornais murais, da intranet, de distribuição de boletins, panfletos, organização de eventos de confraternização ou através de um canal de rádio ou televisão próprio da empresa. No caso da relação RP com clientes as formas usadas são o email, as criação de newsletters, de conteúdos informativos exclusivos para clientes, desenvolvimento da área de cliente através da internet, organizar “dias do cliente” na empresa, dias com porta aberta para ao clientes visitarem as instalações e etc. No caso da relação dos RP com a imprensa as formas mais utilizadas são os press kits enviados para as redações de jornalistas com alguns produtos ou textos representativos do produto ou produtos que pretendem promover, através dos press releases que são comunicados de imprensa  onde está presente o convite para, por exemplo, um evento que a empresa ou entidade singular está a desenvolver e assim o RP consegue angariar o maior número de intervenientes dos meios de comunicação social possíveis acabando por ganhar visibilidade e difundindo o produto que quer vender.

163 Visualizações 1 Total
163 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo