Agência de publicidade

Noção, serviços e departamentos de uma agência de publicidade

publicidade

Uma agência de publicidade é uma organização comercial independente que visa planear, criar, preparar, executar e veicular campanhas de publicidade para um anunciante.

 

Entende-se por publicidade uma técnica de comunicação de massa, cuja finalidade é fornecer informações sobre produtos ou serviços com o objetivo de facilitar a sua venda. Nesse sentido, uma agência de publicidade pretende atrair clientes para diferentes tipos de negócios, levando-os ao crescimento e a expansão através da sua contratação para a elaboração de mensagens publicitárias.

 

O que faz uma agência de publicidade?

Genericamente, usa o seu poder criativo e os seus conhecimentos profundos sobre o funcionamento do mercado e do setor, para desenvolver campanhas que possam vir a gerar mais valias para os anunciantes: aumentar as vendas, divulgar o negócio, melhorar a imagem institucional, etc.

 

Quais os principais departamentos de uma agência de publicidade?

 

Departamento criativo

O processo criativo constitui a parte mais importante do negócio da publicidade e é neste departamento que as ideias inovadoras fervilham. É constituído pelas pessoas que criam os anúncios, os chamados criativos, que se subdividem em diretor de arte, diretor criativo, copywriter, etc.

 

Departamento de contabilidade

Como em qualquer outro negócio, numa agência de publicidade existe um serviço de contabilidade para assegurar a negociação com os clientes e o salutar fluxo de tesouraria.

 

Departamento de media

Trata-se do departamento que contacta e negoceia com os diversos media (fornecedores) necessários à realização e/ou implementação de uma campanha, como tipografias (tratando-se de flyers), rádio, televisão ou imprensa (tratando-se de anúncios tradicionais), etc.

 

Departamento de produção

É o departamento que produz, ou seja, que materializa o trabalho dos criativos, nomeadamente os anúncios e campanhas publicitárias. Os produtores estão envolvidos em todos os aspetos de uma campanha, desde o briefing inicial até à execução e entrega do projeto ao anunciante.

 

Quais os principais serviços de uma agência de publicidade?

 

Publicidade: para imprensa, rádio, flyers, cartazes, outdoors, etc.

Identidade: logotipos, apresentação de produtos, modelos de posicionamento e notoriedade, destaque da marca, layout, etc.

Digital: desenvolvimento de sites, portais, apps, lojas virtuais, software, alojamentos, email marketing, mobile marketing, etc. Também estratégia, planeamento, conteúdos e gestão de redes sociais e social media.

Consultoria e benchmarking: gestão de estratégias de negócio.

Branding: naming, identidade corporativa, estratégia de comunicação e criação de conteúdos.

Planeamento publicitário completo: da construção da imagem do negócio à implementação de campanhas em diferentes suportes.

Conteúdo: produção de conteúdos na área de Content Marketing.

Tecnologia: filmes, vídeos, reportagens audiovisuais, anúncios institucionais e comerciais, motion graphics, aplicativos, games, produção de GIFs, fotografia, etc.

Design: branding e design gráfico, identidades e marcas, concepts e layouts, genéricos de televisão e separadores, publicações e formatos digitais, newsletters e revistas corporativas e comerciais, etc.

Ambientes e merchandising: stands, sinaléticas, decoração de espaços, publicidade objeto e publicidade sobre os locais de venda, PLV.

 

Qual a diferença entre uma agência de publicidade e uma agência de marketing?

Apesar de muitas vezes as agências de publicidade serem confundidas com agências de marketing, a verdade é que são dois modelos cujas estratégias de trabalho são diferentes: a primeira concentra-se no marketing direto, na venda de um produto ou serviço, e a segunda é mais abrangente e envolve uma estratégia integrada que inclui vários canais e meios que se complementam entre si, sendo que um desse meios é, precisamente, a publicidade.

Na agência de publicidade os resultados são mais rápidos de alcançar (por exemplo o aumento das vendas do produto X através da campanha Y), enquanto que na agência de marketing os resultados são mais demorados, mas mais duradouros a longo-prazo (por exemplo a “educação” de leads através de Content Marketing). Por isso, uma agência de publicidade pode ser a mais indicada para uma empresa que deseja criar uma campanha com o objetivo de aumentar a sua notoriedade ou vendas de forma rápida, mas por outro lado – ou em paralelo – uma empresa que queira contratar uma agência de marketing consegue aumentar as vendas a longo prazo de forma mais estratégica.

47 Visualizações 1 Total
47 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo