VAL (Valor Actual Líquido)

Conceito e interpretação do VAL (Valor Actual Líquido). Fórmula de cálculo do VAL. Cálculo do VAL no Excel…

Conceito e Interpretação:

O Valor Actual Líquido (VAL) tem como objectivo avaliar a viabilidade de um projecto de investimento através do cálculo do valor actual de todos os seus cash-flows (sendo por isso um indicador muito utilizado em estudos análise de viabilidade). Este mesmo indicador pode ser usado também para medir o valor de qualquer outro activo que gere cash-flows (por exemplo, uma empresa, uma fábrica, um equipamento).

Por valor actual entende-se o valor hoje de um determinado montante a obter no futuro. Como qualquer investimento apenas gera cash-flow no futuro, é necessário actualizar o valor de cada um desses cash-flows e compará-los com o valor do investimento. No caso do valor do investimento ser inferior ao valor actual dos cash-flows, o VAL é positivo o que significa que o projecto apresenta uma rentabilidade positiva.

Para actualizar os cash-flows futuros é utilizada uma taxa a que se chama taxa de desconto. Esta taxa de desconto é não mais do que uma taxa de juros sem risco (são normalmente utilizadas taxas de juros de OT’s) acrescida de um prémio de risco estabelecido para o tipo de projecto em causa.

 .

Fórmula de cálculo:

val
CFi = Cash-flow no ano i
t = Taxa de desconto

 .

Como calcular no Excel:

Sintaxe da fórmula: VAL (taxa;valores)

Taxa: Representa a taxa de desconto a usar ao longo do período em que ocorrem os fluxos monetários.

Valores: corresponde a uma matriz ou referência células que contenham os números (fluxos monetários) cuja taxa interna de rentabilidade pretende calcular.

5303 Visualizações 35 Total
5303 Visualizações