Tableau de Bord

O que é um Tableau de Bord? Quais as suas principais funções? Passos para a construção de um Tableau de Bord…

Apresentação do Tableau de Bord

A expressão francesa “Tableau de Bord”, que em português pode ser traduzida por Quadro de Bordo, designa um instrumento de monitorização e controlo de gestão onde é geralmente efectuada a comparação entre um determinado valor pretendido e o valor efectivamente realizado, permitindo assim a avaliação dos desvios relativamente aos objectivos fixados. Podem ser construídos Tableaux de Bord para quaisquer áreas da gestão desde que os objectivos estejam fixados e quantificados. Para cumprir eficazmente as suas funções, o Tableau de Bord deve apresentar-se muito sintético, rápido e frequente e tem como objectivos a redução da incerteza da tomada de decisão ao filtrar a informação e contribui assim para um melhor controlo do risco.

Principais funções desempenhadas por um tableau de bord:

  • Reduzir a Incerteza: O tableau de bord oferece uma melhor percepção da realidade contribuindo para reduzir a incerteza que inviabiliza a tomada de decisão.
  • Estabilizar a Informação: A empresa é dinâmica e a informação é instável por natureza. Estabilizar e filtrar a informação e apenas apresentar o essencial é indispensável para quem toma as decisões.
  • Contribuir para um Melhor Controlo dos Riscos: Para cada decisão está associado um risco. Com um tableau de bord, cada responsável em situação de decisão dispõe de uma visão estruturada do seu espaço de acção, conforme as opções de desenvolvimento escolhidas.
  • Facilitar a Comunicação: Quando o tableau de bold é utilizado por um grupo de trabalho, desempenha também um papel de referencial comum na percepção unificada da situação.
  • Dinamizar a Reflexão: O tableau de bord não se destina somente a gerir alertas. Propõe também ferramentas eficazes de análise para estudar situações e sugere elementos de reflexão.

Passos para a elaboração de um Tableau de Bord

  • Selecção dos Objectivos: Nesta primeira etapa é necessário seleccionar os objectivos a atingir nas mais diversas áreas da empresa. No processo de identificação e selecção dos objectivos, procura-se, em cada centro de responsabilidade, definir as zonas de resultado nas quais é fundamental, ou vital, que o centro de responsabilidade obtenha bons resultados nesse período.
  • Selecção dos indicadores: definidos os objectivos, dever-se-á então proceder à selecção dos indicadores para cada um dos objectivos.
5413 Visualizações 1 Total
5413 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.