Sistemas de Informação

Apresentação do conceito de Sistemas de Infomação (SI). SI Estratégicos e SI Competitivos…

Conceito de Sistemas de Informação

O conceito de Sistemas de Informação (SI) deriva do conceito de sistema como actividade humana, o qual pode envolver, ou não, a utilização de computadores. O SI funciona, portanto, como suporte às acções e decisões humanas e depende do contexto em que estão inseridos.
Assim, um SI pode ser definido como um conjunto de elementos, relacionados entre si, actuando num determinado ambiente com o fim de alcançar objectivos comuns e, com capacidade de auto controlo. O conjunto de elementos tem que ser analisado como um todo, podendo os SI serem fechados ou abertos.

Considerando que actualmente as organizações utilizam tecnologias para suportar a sua actividade sistémica, podemos considerar os SI como uma combinação de procedimentos, informação, pessoas e SI/TI, organizadas para o alcance de objectivos de uma organização. Estes, devem ser vistos dentro do contexto sistémico, como conjuntos de subsistemas relacionados entre si, que possibilitam o acesso e a gestão da informação, suportados pelos SI/TI e pelos sistemas de comunicação.

Os SI podem ser agrupados em SI estratégicos e SI competitivos:

  • SI estratégicos são aqueles que directamente suportam a criação e implementação do plano estratégico da organização. Nomeadamente, SI que contribuem para o processo de gestão e de tomada de decisão.
  • SI competitivos são aqueles que directamente suportam a execução da estratégia, através da melhoria da relação custo/valor e da organização no seu ambiente competitivo. Nomeadamente, no aumento da competitividade através do uso de TI para a redução de custos, ou através do aumento de valor dos produtos/serviços.
1427 Visualizações 7 Total
1427 Visualizações